Ajor - Associação de Jornalismo Digital é lançada nesta segunda-feira
  • 07.06
  • 2021
  • 13:25
  • Abraji

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Ajor - Associação de Jornalismo Digital é lançada nesta segunda-feira

Neste 7.jun.2021, Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, veículos digitais do país lançaram a Ajor - Associação de Jornalismo Digital. Com a missão de fortalecer o jornalismo brasileiro, a Ajor terá suas atividades organizadas em três eixos de atuação: a profissionalização e fortalecimento de organizações associadas; a defesa do jornalismo e da democracia; e a promoção da diversidade.

Trinta organizações de todo país, com diferentes modelos de negócio e tipos de produção de conteúdo já fazem parte desta nova associação. Entre as associadas estão: Agência Pública, Congresso em Foco, Meio, Nexo, Repórter Brasil e Jota. Mais de dois terços das organizações fundadoras têm mulheres e pessoas negras em posição de liderança.

A iniciativa surge em um momento de grandes transformações para o jornalismo, tanto em relação à produção, quanto no que se refere ao consumo de notícias no Brasil e no mundo.

A Ajor é presidida pela diretora executiva da Agência Pública de Jornalismo Investigativo, Natalia Viana. Segundo a primeira presidente, sua gestão priorizará a consolidação das mudanças pelas quais passou o jornalismo no Brasil. “Os veículos digitais estão há alguns anos liderando a inovação no jornalismo brasileiro. A associação vem para fortalecer esse cenário e portanto melhorar o nosso jornalismo como um todo em um momento em que ele enfrenta sérios desafios”, disse.

A partir de seus eixos de atuação, a Ajor tem entre seus objetivos orientar as organizações sobre melhores práticas, promover a construção de parcerias para formação de profissionais, monitorar decisões do poder público, criar de ferramentas de defesa legal, além de organizar eventos na área.

As associadas já vinham realizando algumas atividades antes do lançamento da Ajor, como as Conversas em Off, reuniões quinzenais para discutir questões estratégicas voltadas para os negócios e buscar soluções inteligentes por meio das experiências de cada organização.

No próximo mês, iniciam-se os encontros do “Conversas Abertas”, que serão transmitidos via Facebook Live, LinkedIn e YouTube. Nesses encontros, convidados vão compartilhar o processo de construção de conteúdo ou produto que seja um case de sucesso do jornalismo digital brasileiro.

Para 2022, o conselho da Ajor planeja a realização da 3ª edição do Festival 3i. O evento pioneiro no continente discute inovação e empreendedorismo, questões essenciais para a nova geração do jornalismo digital.

De acordo com Cíntia Gomes, diretora institucional da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, a Ajor é um passo importante para o jornalismo no país. “A reunião de tantas organizações diferentes reforça que a diversidade na imprensa, que deve continuar livre e independente, é fundamental para a democracia. Estamos felizes em fazer parte desta força coletiva”. A Agência Mural é uma das fundadoras da associação.

Evento de lançamento

Em comemoração ao seu lançamento, a Ajor promoverá uma live na próxima quinta-feira, 10.jun.2021, com a grande participação de Rosental Alves, diretor do Knight Center for Journalism in the Americas, que contribuiu para a articulação que deu origem à nova associação. Rosental conduzirá a partir das 19h uma conversa com os representantes da Ajor.

Siga a Ajor nas redes sociais

Instagram: @ajor_digital
Twitter: https://twitter.com/ajor_digital
Facebook: https://www.facebook.com/associacaojornalismodigital/
Youtube: http://bit.ly/Ajor-Youtube
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/ajor-digital/

Conheça as organizações fundadoras

Agência Amazônia Real
Agência Mural
Agência Saiba Mais
Alma Preta
data_labe
Eco Nordeste
Énois Laboratório de Jornalismo
Gênero e Número
InfoAmazonia
Instituto O Joio e O Trigo 
JOTA
MyNews
Nexo Jornal
Nós, mulheres da periferia
Periferia em Movimento
Plural
Portal Catarinas 
Projeto #Colabora
Repórter Brasil
Revista Afirmativa

Organizações do Conselho Executivo e Deliberativo da Ajor:

((o))eco - https://www.oeco.org.br/
Agência Pública - https://apublica.org
Aos Fatos - https://www.aosfatos.org
Congresso em Foco - https://congressoemfoco.uol.com.br/ 
Marco Zero Conteúdo - https://marcozero.org/
Maré de Notícias Online - https://mareonline.com.br/ 
Meio - https://www.canalmeio.com.br
Ponte Jornalismo - https://ponte.org/
Rádio Novelo - http://www.radionovelo.com.br Revista AzMina - https://azmina.com.br/

 

Assinatura Abraji