Agronegócio, Amazônia e situação Yanomami estão na pauta ambiental do 18º Congresso
  • 20.06
  • 2023
  • 17:15
  • Abraji

Formação

Agronegócio, Amazônia e situação Yanomami estão na pauta ambiental do 18º Congresso

A programação do 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo conta com 15 diferentes linhas temáticas, que já incluem mais de 200 painelistas. Entre os temas, destacam-se as mesas sobre meio ambiente, que abordam assuntos atuais para o jornalismo ambiental. Entre os dias 29.jun.2023 e 02.jul.2023, profissionais da imprensa e especialistas participam de discussões sobre cobertura, agronegócio, crise humanitária, crimes ambientais, mudanças climáticas, dados e desinformação científica. 

A primeira mesa, "Para além da Amazônia: por que precisamos melhorar a cobertura dos outros biomas?", acontece às 11h e as informações sobre os palestrantes serão divulgadas em breve. Em seguida, às 13h, o jornalista e fundador do O Joio e O Trigo, João Peres, participa de debate com a advogada socioambiental Larissa Packer sobre a relação entre o mercado financeiro e o agronegócio. A conversa será mediada pela repórter Tatiana Merlino, que também atua na redação do Joio.

Das 14h30 às 16h, a palestra sobre Crise Humanitária na Terra Indígena Yanomami terá a presença de jornalistas e ativistas, que discutem suas vivências e os bastidores de reportagens de cobertura durante a situação de emergência que ocorre no território. Participam da discussão Sônia Bridi, repórter especial do Fantástico, Talita Bedinelli, cofundadora do Sumaúma Jornalismo, Valéria Oliveira, repórter do G1 em Roraima, e Maurício Yekuana, líder na Hutukara Associação Yanomami. A mediação será feita pela cofundadora e editora executiva da Amazônia Real, Kátia Brasil.  Esta mesa contará com transmissão on-line simultânea através da plataforma do congresso.

Além das mesas sobre meio ambiente, a programação também conta com oficina sobre ciência e desinformação. Das 14h30 às 16h, os jornalistas Chloé Pinheiro e Theo Ruprecht, do Podcast Ciência Suja, mostram erros frequentes da cobertura de ciência, debate mediado pela jornalista Raika Moisés, gestora de projetos no Instituto Serrapilheira. A partir de três casos discutidos no podcast Ciência Suja, os instrutores mostram o que aprenderam sobre o movimento antivacina e o negacionismo durante a pandemia de covid-19.

No dia 30.jun.2023, as comunicadoras Ariene Susui e Helena Corezomaé apresentam perspectivas e reflexões sobre como tem sido produzir um jornalismo pautado nos territórios tradicionais e de que forma a comunicação pode ser uma aliada na luta em defesa dos povos originários. No audiovisual, o documentarista João Wainer compartilha sua experiência em montar narrativas visuais inovadoras e atraentes ao falar na Amazônia. Participam da Oficina de narrativas visuais sobre a Amazônia também o fotógrafo e documentarista Christian Braga, e a coordenadora editorial do Transparência Iternacional - Brasil, Johanna Nublat.

No 5º Domingo de Dados, cientistas e jornalistas falam sobre iniciativas de dados que investigam mudanças climáticas e suas principais causas. “Cidade Submergida”, vencedor do Sigma Awards de 2023, analisou diferentes bancos de dados sobre a linha de inundação e seu impacto sobre a população e instalações fundamentais na costa de Montevidéu, no Uruguai. Também participa da palestra a repórter investigativa Fernanda Wenzel, que investigou a indústria da grilagem de terras na Amazônia e sua conexão com o desmatamento.

A programação completa do 18º Congresso já está disponível através do site, no qual os inscritos também poderão consultar informações sobre os painelistas, montar uma agenda com os eventos do dia e tirar dúvidas frequentes. O evento acontece entre os dias 29.jun.2023 a 01.jul.2023, na Escola Superior de Propaganda e Marketing - Campus Álvaro Alvim, na Vila Mariana, em São Paulo. As inscrições ainda estão abertas e podem ser efetuadas pelo site.

O evento é patrocinado por Google, Meta, Luminate, Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, Grupo Globo, TikTok, Agence Française de Développement (AFD), Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE), Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, McDonald's, Alma Preta, Cenarium, Folha de S.Paulo, Knight Center for Journalism in Americas, Lupa, Meio, Open Climate Reporting Initiative/Centre for Investigative Journalism (OCRI/CIJ), Poder 360, Redes Cordiais, SBT News e Trust Project.

Apoiam institucionalmente Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Dart Center for Journalism and Trauma (Projeto da Escola de Jornalismo da Universidade Colúmbia), Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Instituto Palavra Aberta, Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), Media Talks, Oboré, Portal Imprensa, Reuters Institute for the Study of Journalism (Universidade de Oxford), Textual Comunicação, Transparência Internacional - Brasil e UNESCO. O apoio de mídia é da CBN, GloboNews, Grupo RBS e revista piauí.

 

Serviço
18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Local: ESPM - Campus Álvaro Alvim
Rua Doutor Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo

Crédito da imagem: Marcos Correa/PR

Assinatura Abraji