Agentes penitenciários agridem repórter cinematográfico no RJ
  • 06.10
  • 2020
  • 18:50
  • Abraji

Liberdade de expressão

Agentes penitenciários agridem repórter cinematográfico no RJ

Um repórter cinematográfico que presta serviços para a TVS, afiliada do SBT no Rio de Janeiro, foi agredido no dia 02.out.2020 por um agente penitenciário, no presídio Ary Franco, zona norte da capital fluminense. O servidor e outro colega ofenderam o cinegrafista, além de ameaçar quebrar o equipamento de trabalho dele.

O cinegrafista, que pediu para não ser identificado, aguardava a liberação de um homem “preso por engano”. Segundo a emissora TVS, foi aí que o profissional começou a ser interpelado pelos agentes penitenciários. Eles tentaram tomar a câmera do freelancer enquanto o ameaçavam: “Você está errado. Vem de caô não ou te quebro na porrada (sic)”.

“Já falei para você não gravar essa m…”, bradou um deles em uma clara tentativa de impedir o profissional de relatar os abusos.

Segundo a reportagem exibida pela afiliada carioca do SBT, o cinegrafista entregou os documentos para comprovar a atividade profissional, mas, ao não interromper a gravação, “foi censurado com dois socos, um na cabeça e outro no pescoço”.

O repórter cinematográfico é negro e foi chamado pelos agentes de “caôzeiro” e “vagabundo”. No mesmo vídeo, é possível ver que uma senhora assustada com a gritaria tentou intervir para ajudar, mas também foi repreendida com truculência.

Procurados pela Abraji, a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) do Rio de Janeiro, assim como o secretário da pasta, Alexandre Azevedo, declararam que “lamentam o ocorrido e repudiam, com veemência, qualquer ato de violência.” 

“As informações sobre o caso foram enviadas à Corregedoria do órgão para apuração. Cabe ressaltar que o servidor foi transferido de unidade e atuará em função administrativa durante o processo”, informou a nota enviada.

 Foto: reprodução de vídeo divulgado pela TVS.
 

Assinatura Abraji