Agência Pública lança bolsas de reportagem investigativa para estudantes de jornalismo
  • 19.02
  • 2020
  • 12:15
  • Abraji

Formação

Agência Pública lança bolsas de reportagem investigativa para estudantes de jornalismo

Políticas públicas de mobilidade urbana, segurança no trânsito, transporte público e impactos das formas de locomoção no meio ambiente. Os assuntos, ligados estreitamente ao cotidiano dos cidadãos, são possíveis temas a serem explorados em reportagens investigativas no projeto de microbolsas aberto pela Agência Pública.

Estudantes de jornalismo têm até 9.mar.2020 para realizar a inscrição nas bolsas de mobilidade, oferecidas em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS). Os selecionados receberão 5 mil reais para desenvolver a pauta e contarão com a mentoria dos editores da Pública.

Os que vão concluir o curso a partir de junho de 2020 podem se inscrever sozinhos ou em grupos. Há oportunidades também para os recém-formados. Aqueles graduados entre o segundo semestre de 2019 e o primeiro semestre de 2020 podem fazer parte da equipe de um estudante que esteja se candidatando às microbolsas.


Sobre a inscrição

Os organizadores incentivam projetos de pautas nacionais e histórias locais. Cada estudante pode inscrever mais de uma pauta através do formulário online.

No ato da inscrição, o(a) candidato(a) deve detalhar a proposta. Será preciso apresentar a pré-apuração da pauta, o plano de trabalho, o formato da reportagem e plano de orçamento. Neste último item, os(as) candidatos(as) devem considerar gastos para fazer a reportagem — como transporte, contratação de infografista, ilustração e outras possíveis despesas. Também deve considerar seu pagamento ou o pagamento do grupo que propôs a pauta.

O formulário pede ainda uma biografia resumida, com dados da faculdade e referência de trabalhos anteriores; além de nome e contato de um(a) professor. Caso a pauta seja pré-selecionada, o(a) docente deverá enviar uma carta de recomendação do(a) aluno(a), ou do grupo.

A Pública esclarece que a escolha das pautas finalistas levará em consideração os seguintes critérios: consistência na pré-apuração; originalidade e relevância da pauta; experiência do repórter e capacidade de realizar reportagens de forma independente; segurança e viabilidade da investigação e recursos e métodos jornalísticos a serem utilizados. 

Os pré-selecionados serão entrevistados pela direção da Agência Pública por videoconferência. As reportagens devem ser publicadas em até três meses após a assinatura do termo de compromisso pelos estudantes selecionados.

Neste link, a Pública respondeu às principais questões sobre as microbolsas.


Serviço

Microbolsas de mobilidade urbana da Agência Pública
Inscrições: até 9.mar.2020 através do formulário
Valor: 5 mil reais
Resultado: a partir de 19.mar.2020 no site da Agência Pública
Acesse o regulamento aqui.

Assinatura Abraji