• 01.03
  • 2016
  • 08:18
  • Amanda Ariela

Agência Pública estende prazo de inscrição para Microbolsas Judiciário

A Agência Pública de jornalismo investigativo prorrogou as inscrições para o concurso Microbolsas Judiciário. Interessados em participar devem inscrever suas ideias até 10 de março.

Cinco pautas sobre o poder judiciário brasileiro serão escolhidas e realizadas com mentoria de Marina Amaral e Natália Viana, diretoras da Pública, e serão oferecidos R$ 5 mil para cobrir os custos de produção da matéria. As reportagens finais serão publicadas pela Pública e por seus parceiros de conteúdo.

Segundo a agência, o poder foi escolhido como tema para essa microbolsa porque “entre os três poderes, o Judiciário é o que conta com menos coberturas investigativas e aprofundadas feitas pela imprensa brasileira.”

Para se inscrever, um formulário online deverá ser preenchido. Etapas como pré-apuração, plano de trabalho e plano de orçamento devem ser apresentadas à Pública para que o candidato possa ser elegível para o concurso.

Desde 2011, a Pública promove concursos de microbolsas para repórteres independentes. R$ 89 mil já foram distribuídos e financiaram 20 reportagens. Alguns dos melhores trabalhos foram finalistas de prêmios como o Prêmio Gabriel Garcia Márquez e o Prêmio Iberoamericano de Periodismo, ambos na edição de 2014. Em 2015, reportagens ganhadoras de microbolsas foram publicadas em jornais como o Zero Hora (RS) e O Povo (CE).O concurso tem apoio do Instituto Betty e Jacob Lafer.

Para mais informações, clique aqui.

Assinatura Abraji