• 14.08
  • 2013
  • 08:46
  • -

Acusado de assassinar jornalista no RN é condenado a 27 anos de prisão

O mototaxista João Francisco dos Santos foi condenado no último dia 6 de agosto pela morte do jornalista Francisco Gomes de Medeiros na cidade de Caicó, no Rio Grande do Norte.Diretor de jornalismo da Rádio Caicó, Gomes foi baleado pelo menos cinco vezes em frente de casa em outubro de 2010 e morreu no hospital.O jornalista cobria corrupção, violência e tráfico de drogas.

João Francisco, conhecido como ´Dão`, foi condenado a 25 anos e seis meses de prisão pelo assassinato e a um ano e meio pela resistência à prisão. Além disso, o mototaxista foi condenado a pagar R$ 300 mil à família de F. Gomes, como o jornalista era conhecido.

Dão foi preso um dia após o assassinato e confessou a autoria do crime. As autoridades investigaram vários possíveis motivos ligados às reportagens de Gomes e acusaram um grupo de ter ordenado, planejado e executado o crime. 

Os indivíduos, segundo as reportagens, tinham queixas com relação à cobertura de F. Gomes sobre crime local, corrupção e tráfico de drogas. Segundo a investigação do advogado Rivaldo Dantas de Farias, o comerciante Lailson Lopes, o pastor da Primeira Igreja Batista Gilson Neudo Soares do Amaral, o coronel Marcos Antonio de Jesus Moreira e o policial militar Evandro Medeiros pagaram R$ 8 mil pela execução do jornalista. Todos estão presos. 


Assinatura Abraji