• 11.10
  • 2007
  • 18:52
  • -

Abraji torna-se membro do Ifex, organização mundial de defesa da liberdade de expressão

A Abraji tornou-se, nesta quinta-feira (11), membro do International Freedom of Expression Exchange (Ifex), uma organização mundial de defesa da liberdade de expressão. A candidatura foi apresentada pela manhã, durante o encontro anual da entidade, em Montevideo (Uruguai), e a aprovação foi anunciada no início d a tarde. Outras nove associações de diversos continentes, que têm a questão da liberdade de expressão entre seus principais focos, também foram aprovadas.

Com 78 membros de todo o mundo, o Ifex monitora violações a liberdade de expressão, recebe e retransmite alertas sobre esses abusos e coordena a troca de experiências para prevenção e combate a esse tipo de violação.

Antes de entrar para o Ifex, a Abraji informava as violações ocorridas no Brasil para o Instituto Prensa y Sociedad (Ipys), do Peru, que faz parte da rede Ifex. Agora, os alertas poderão ser enviados diretamente para a rede.

Ameaças, agressões físicas ou verbais, intimidações, limitações em virtude do trabalho jornalístico, entre outros, são violações à liberdade de expressão. Quem souber de alguma situação deste tipo, avise a Abraji pelos emails [email protected] e [email protected], para que a associação possa apurar o caso. Se comprovado o abuso, a notícia serve como registro para pressionar autoridades competentes e o caso ganha repercussão mundial a partir dos contatos da rede Ifex.

Assinatura Abraji