Abraji terá 20 jornalistas internacionais para falar de IA e jornalismo investigativo no Congresso
  • 12.06
  • 2024
  • 16:22
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Abraji terá 20 jornalistas internacionais para falar de IA e jornalismo investigativo no Congresso

Um time de 20 jornalistas de diversas partes do mundo vai compor as mesas presenciais e on-line do 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, que se realiza de 11 a 14 de julho, na ESPM-SP, em São Paulo. O evento terá a participação de profissionais da Argentina, Bahrein, Colômbia, Estados Unidos, Holanda, Kenya, Quirguistão, Reino Unido e Venezuela. Para os debates, palestras e oficinas, as pautas abordarão temas como Inteligência Artificial, desinformação, mapeamento open source e sustentabilidade do jornalismo.

Entre os nomes convidados, estão o especialista em programação Jonathan Soma, professor de jornalismo de dados da Universidade de Columbia, a jornalista do Guardian Maya Wolfe-Robinson e Ebony Riddell, diretora do projeto de legados de escravidão do The Scott Trust (empresa proprietária do Guardian Media Group). Aiganysh Aidarbekov e Youri van der Weide, da Bellingcat, coletivo independente de jornalismo orientado por dados, Garance Burke, finalista do Prêmio Pulitzer e vencedora do Emmy, e Doreen Wainainah, da PesaCheck, checadora de fatos de 15 países africanos, também estarão presentes.


Conheça o trabalho dos convidados para o 19º Congresso presencial

Aiganysh Aidarbekov é líder do TechTeam da Bellingcat, especializada em investigações orientadas por dados e no desenvolvimento de ferramentas. Conduzindo workshops da Bellingcat, Aiganysh treinou centenas de jornalistas e ativistas em todo o mundo sobre os métodos de pesquisa de código aberto. Veja suas atividades no evento.

Amy Mitchell é diretora-executiva e fundadora do Center for News, Technology & Innovation. Antes, atuou como diretora-geral de Pesquisa de Notícias e Informações no Pew Research Center. Também ajudou a lançar o programa de pesquisa em jornalismo e atuou como diretora-administrativa. Veja sua atividade no evento.

Andrew Fishman é presidente do Intercept Brasil, veículo do qual é cofundador e foi editor-geral até o final de 2020. Trabalhou no Intercept norte-americano, como repórter, de 2013 a 2022. Suas reportagens têm se concentrado em segurança, tecnologia, direitos humanos, Brasil e nos documentos vazados por Edward Snowden. Veja sua atividade no evento.

Inscrições abertas! Garanta a sua vaga.

Daniela Castro é jornalista investigativa colombiana. Ingressou no OCCRP (Organized Crime and Corruption Reporting Project) em 2017 como repórter e agora é editora para a América do Sul, coordenando investigações, cobrindo e editando histórias ao lado de jornalistas da região. Veja sua atividade no evento.

Daniel Suárez é jornalista colombiano. Tem experiência em pesquisas de conflito armado e projetos de jornalismo que investigam a violência contra líderes locais e comunidades na América Latina. Além disso, tem trabalhado no jornalismo de dados. Veja sua atividade no evento.

Doreen Wainainah é editora da PesaCheck, a maior organização de verificação de fatos da África, desmascarando afirmações enganosas e decifrando os números, muitas vezes confusos, citados por figuras públicas em 15 países africanos. Veja sua atividade no evento.

Teremos atividades acessíveis. Saiba mais.

Ebony Riddell é diretora do projeto de legados de escravidão do The Scott Trust, a empresa britânica proprietária do Guardian Media Group. Tem mais de 20 anos de experiência em defesa e política de justiça social, com experiência em direitos humanos, violência de gênero, envolvimento comunitário e ativismo de base. Veja sua atividade no evento.

Garance Burke é uma jornalista orientada por dados. Seu jornalismo de interesse público desencadeou investigações federais, renúncias ministeriais e audiências no Congresso. As reportagens sobre o tratamento de crianças migrantes foram finalistas do Prêmio Pulitzer e vencedora do Emmy. Veja sua atividade no evento.

James Kleinfeld é jornalista investigativo premiado e documentarista que trabalha para a Unidade Investigativa da Al Jazeera. Em 2016, passou cinco meses infiltrado no lobby israelense dos EUA, expondo a espionagem israelense nos Estados Unidos. Veja sua atividade no evento.

Veja a programação dedicada às eleições.

Jonathan Soma é programador e professor de jornalismo de dados da Universidade de Columbia, focado em facilitar o alcance de dados inacessíveis. Já criou mapas, processou dados e fez matérias de crowdsourcing com a ProPublica, WNYC, o New York Times, entre outros. Em 2010, foi cofundador da Brooklyn Brainery. Veja suas palestras e oficinas.

Maya Wolfe-Robinson é editora do Cotton Capital e jornalista do The Guardian há 13 anos. Cobriu assuntos jurídicos, trabalhou como editora na área de opinião e como repórter, com foco no norte da Inglaterra. Veja sua atividade no evento.

Nikita Roy é bolsista da Knight no ICFJ, com foco na alfabetização de IA no setor de notícias. Também lidera o Laboratório de Jornalismo de IA na Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY. Veja suas palestras e oficinas.

Confira descontos de passagem e hospedagem.

Vanina Berghella é jornalista argentina. Entre 2019 e 2022, foi diretora da Velocidad, a aceleradora de mídia da SembraMedia e do Centro Internacional de Jornalismo (ICFJ), que ajudou um grupo de 10 meios de comunicação na América Latina a fortalecer sua sustentabilidade. Veja sua atividade no evento.

Youri van der Weide é pesquisador e instrutor de código aberto da Bellingcat. Trabalhou com diversos temas, incluindo abusos de direitos humanos na África, migração no Mediterrâneo Oriental, exportação de armas e pesquisa de novas ferramentas e métodos de investigação de código aberto. Veja sua oficina no evento.

Conheça o trabalho dos convidados para o 19º Congresso on-line

Benjamin Toff é autor do livro “Avoiding the News: Reluctant Audiences for Journalism”. Professor assistente na Escola Hubbard de Jornalismo e Comunicação de Massa e membro do corpo docente do Centro de Estudos de Psicologia Política e do Departamento de Ciência Política da Universidade de Minnesota. Veja sua masterclass prevista para o evento.

Colin Pereira é diretor de HP Risk Management e cofundador e diretor do RiskPal - Riskpal.com. Busca aconselhar e aliviar as avaliações de risco na produção de cinema e TV, jornalismo e situações geopolíticas em todos os setores. Veja sua masterclass prevista para o evento.

Ela Stapley é consultora de segurança digital do CPJ e trabalha com a equipe de Emergências como parte do HP Risk Management. Veja sua masterclass prevista para o evento.

Saiba mais sobre a programação.

María Teresa Ronderos é jornalista colombiana, diretora e cofundadora do Centro Latinoamericano de Investigación Periodística. É colunista do jornal El Espectador e ministra oficinas para jornalistas na Fundação Gabo, onde também é membra do conselho de administração. Veja sua masterclass prevista para o evento.

Nilesh Christopher é jornalista que trabalha com tecnologia, negócios, cultura e sociedade. Já publicou em mídias como WIRED, BBC, Vice, Rest of World, South China Morning Post, The Economic Times e outros. Veja sua masterclass prevista para o evento.

Sherif Mansour é jornalista e foi coordenador do Programa do CPJ para o Oriente Médio e norte da África. É mestre em relações internacionais e experiente na atuação em defesa dos direitos humanos e da democracia no Egito. Veja sua masterclass prevista para o evento.

Novas atividades ainda serão divulgadas. Acompanhe tudo sobre o Congresso em: congresso.abraji.org.br

O 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e do curso de Jornalismo da ESPM-SP.

Patrocinam o 19º Congresso: Google, Luminate, Grupo Globo, JSK Journalism Fellowships, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Jusbrasil, Artigo 19, Atricon, Abracom, Alright, Fogo Cruzado, Fundo Brasil, Poder360, Internews e Serrapilheira.

São parceiros institucionais: Agence Française de Développement (AFD), Agência Mural, Alma Preta, Abert, ANJ, Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Oboré, Textual Comunicação, Transparência Internacional - Brasil e Vida de Jornalista.

Serviço

19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Local: ESPM - Campus Álvaro Alvim
Rua Doutor Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo
Data: 11 a 14 de julho de 2024
Inscreva-se em: https://congresso.abraji.org.br/inscreva-se

Assinatura Abraji