Abraji tem vaga de estágio em projetos jurídicos
  • 08.02
  • 2022
  • 13:40
  • Abraji

Formação

Abraji tem vaga de estágio em projetos jurídicos

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) abre, nesta terça-feira (8.fev.2022), um processo seletivo voltado para estudantes de Direito ou de Relações Internacionais interessados em atuar nos projetos Ctrl+X e Publique-se, que mapeiam processos judiciais. Os estudantes podem se inscrever para concorrer à vaga de estágio até o dia 25.fev.2022. 

Enquanto durar a pandemia de covid-19, o estágio será remoto. A pessoa selecionada terá uma jornada de trabalho de 6 horas diárias, desempenhando atividades que envolvem leitura, análise e catalogação de processos judiciais. O estágio poderá ser presencial, na cidade de São Paulo (SP), a depender do controle da crise sanitária. 

Os interessados devem preencher este formulário para a inscrição. Os candidatos selecionados serão convidados para entrevistas remotas, a partir de 2.mar.2022, e o(a) selecionado(a) iniciará o estágio ainda no mês de março.

Além de receber uma bolsa de estágio, o selecionado terá direito a férias e ao 13º salário correspondente. Também será concedido um seguro saúde e, caso o estágio venha a se tornar presencial, um vale transporte. 

Sobre os projetos

O projeto Ctrl+X, iniciativa da Abraji executada com financiamento da Google News Initiative, foi idealizado para mapear pedidos de retirada de conteúdo do ar por pessoas públicas. No ano de 2020, o projeto passou a monitorar também casos de assédio judicial contra jornalistas e veículos, com o mapeamento de processos judiciais que solicitam grandes indenizações ou até prisão. 

No ano passado, o Ctrl+X ampliou sua base de dados para incluir novos tipos de processos judiciais que têm sido utilizados para atentar contra a liberdade de expressão e de imprensa, mas que não necessariamente pedem a retirada de algum conteúdo, como era a especialidade até então. O outro foco passou a ser registrar e monitorar a prática de perseguição judicial contra jornalistas.

Já o Publique-se, iniciativa realizada em parceria com a Transparência Internacional - Brasil, é um mecanismo de busca que indexa milhares de processos judiciais de interesse público e suas movimentações, nos quais há políticos envolvidos como partes. A base de dados do projeto conta com mais de 7 mil processos judiciais de interesse público que têm nas partes candidatos às eleições de 2016, 2018 e 2020 - mais de 3.400 políticos até o momento. Vale ressaltar que a busca é feita por nomes, sem distinção de partido político. Confira aqui a metodologia do Publique-se.

Conheça a Abraji

A Abraji é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é trabalhar em defesa da liberdade de expressão e de imprensa, do acesso a informações públicas e na capacitação de jornalistas. O objetivo maior é contribuir para o fortalecimento da democracia brasileira por meio de uma imprensa forte e independente. Leia mais.

Serviço

Vaga: estagiário(a) dos projetos Ctrl+X e Publique-se (6 horas diárias)
Inscrições: 8.fev.2022 a 25.fev.2022 por meio deste formulário.
Dúvidas? Escreva para [email protected] 

Assinatura Abraji