• 22.07
  • 2013
  • 13:09
  • Natalia Mazotte

Abraji seleciona estudantes para a cobertura da Conferência Global de Jornalismo Investigativo

A Copa do Mundo do jornalismo investigativo se aproxima. Entre os dias 12 e 15 de outubro a Abraji realizará o seu Congresso de Jornalismo Investigativo simultaneamente à Global Investigative Journalism Conference e à Conferencia Latinoamericana de Periodismo de Investigación (COLPIN).

Para a cobertura deste grande evento, a Abraji, em parceria com a Escola de Comunicação da UFRJ, vai selecionar 35 estudantes de jornalismo a partir do 5º período. Durante os sábados do mês de agosto, o grupo participará de um curso prático que abordará temas como técnicas de reportagem, jornalismo de dados, novas narrativas e jornalismo empreendedor, com palestras de jornalistas consagrados. 

A equipe de estudantes formará uma redação que ao longo de quatro dias atualizará o blog oficial do evento com matérias, vídeos e infográficos interativos. Os interessados em participar deverão preencher este formulário de inscrição até o dia 29 de julho, se comprometendo a participar do treinamento e realizar suas atividades em agosto. Os selecionados não precisarão fazer inscrição no Congresso e receberão, ao final da cobertura, um certificado de participação.

Dúvidas e informações: [email protected]

Cronograma
Inscrições (seleção dos alunos que participarão da cobertura): 22/07 a 29/07
Resultado final: 31/07
Laboratório para Cobertura da Abraji: 03/08 a 31/08 - aos sábados, de 13h às 19h30
Conferência Global de Jornalismo Investigativo: 12/10 a 15/10
Finalização dos trabalhos/feedback da cobertura: 17/10

Programação
A 8ª Conferência Global de Jornalismo Investigativo terá propostas inéditas como um hackathon promovido pela Mozilla Foundation, "uma espécie de maratona com jovens jornalistas e programadores para desenvolver aplicativos relacionados ao jornalismo investigativo". Além disso, três grandes premiações serão entregues no Teatro Municipal do Rio de Janeiro durante o evento: Global Shining Light Award, o Daniel Pearl Awards for Outstanding International Investigative Reporting e o Premio Latinoamericano de Periodismo de Investigación.

Outros destaques incluem a realização de workshops colaborativos nos quais repórteres investigativos trocarão experiências a partir de suas próprias bases de dados e um bloco temático preparado para professores e treinadores de Reportagem com Auxílio do Computador (RAC).

O evento terá mais de 100 painéis, seminários e oficinas e os participantes poderão seguir linhas temáticas como "corrupção e crime organizado", "meio ambiente", "esporte" e "jornalismo de dados". 

Entre os conferencistas internacionais já confirmados estão a vencedora do Pulitzer Sarah Cohen (New York Times), Sheila Coronel (Stabile Center for Investigative Journalism), Kevin Davis (Investigative News Network), Mark Horvit (Investigative Reporters and Editors), David Leigh (The Guardian), Gustavo Gorriti (IDL-Reporteros) e David Kaplan (Global Investigative Journalism Network).

O time brasileiro inclui o atual presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, Míriam Leitão (O Globo), Rubens Valente (Folha de S. Paulo), Eliane Brum (Época), Marcelo Beraba (O Estado de S.Paulo), Fernando Rodrigues (Folha de S.Paulo), Marcelo Moreira (Abraji/TV Globo), Jose Roberto de Toledo (O Estado de S.Paulo), Angelina Nunes (O Globo) e Gustavo Faleiros (Knight International Fellow).

A Conferência Global de Jornalismo Investigativo acontecerá nos dias 12, 13, 14 e 15 de outubro no prédio da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). A último conferência foi realizada na Ucrânia, em 2011, e é a primeira vez em oito edições que ela não será no hemisfério norte.

Assinatura Abraji