Abraji se solidariza com jornalista de SC, alvo de ataques em redes sociais
  • 08.08
  • 2025
  • 14:41
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji se solidariza com jornalista de SC, alvo de ataques em redes sociais

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) condena a campanha de ataques contra a jornalista Amanda Miranda, de Santa Catarina. Diversas páginas de grande repercussão no estado estão compartilhando uma narrativa enganosa sobre a vida e o trabalho da jornalista, com o intuito de minar sua credibilidade, em uma ação intimidatória, após críticas publicadas sobre sobre o governo estadual. 

As publicações expõem a foto de Amanda, prints de redes sociais e fazem uma interpretação equivocada de documentos para descredibilizar a jornalista. Disseminado entre páginas locais e repercutido entre seguidores, o ataque coordenado é uma represália ao trabalho que realiza paralelamente ao seu cargo como servidora pública na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O estopim dos ataques foi um vídeo em que ela expõe informações retiradas do Portal da Transparência a respeito do repasse de dinheiro do governo de SC para algumas dessas páginas e as suas publicações de apoio e promoção de um programa de bolsas estatais em que o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina encontrou indícios de irregularidades.

A jornalista entrou em contato com a página que iniciou as publicações, que incluiu o seu direito de resposta ao final do conteúdo, mas os posts em redes sociais e em outros perfis seguem disseminando os ataques. Os comentários de seguidores das páginas passaram a conter ameaças, xingamentos e ofensas de cunho misógino.   

Campanhas de desinformação contra jornalistas são uma forma clara de tentativa de intimidação que configura uma violação à liberdade de imprensa, que tem proteção da Constituição Federal. Além disso, é sabido que esses ataques digitais afetam prioritariamente jornalistas mulheres e configuram uma forma de violência baseada em gênero. A Abraji reforça que é inadmissível que qualquer jornalista seja alvo de ataques. E presta solidariedade a Amanda, para que possa seguir buscando informações de interesse público para a população. 

Diretoria da Abraji, 8 de agosto de 2025.

Assinatura Abraji