- 28.03
- 2022
- 15:25
- Abraji
Acesso à Informação
Abraji retoma o acesso de projetos de Cláudio Weber Abramo
Dois grandes projetos do jornalista Cláudio Weber Abramo (1946-2018) voltam ao ar nesta segunda-feira (28.mar.2022) para associados e associadas da Abraji. São o Cruzadados e o Datascópio, que permitem o acesso a milhões de informações de interesse público. Os projetos estão reunidos agora no site Abramos Dados.
Cláudio Abramo foi um grande jornalista, defensor da transparência, do controle social no acesso à informação e do combate à corrupção. Foi pioneiro no jornalismo de dados brasileiro. Veja mais sobre sua trajetória aqui. Após sua morte, sua família gentilmente cedeu esses dois projetos para a Abraji.
CruzaDados e o Datascópio são dois bancos de dados com informações de interesse público criados por Claudio Weber Abramo, com apoio do ex-presidente da Abraji José Roberto de Toledo.
Os projetos têm dados que Abramo coletou até o ano de 2018.
O CruzaDados possui dados sobre:
- Bacharéis formados pela Faculdade de Direito da USP (atualizado em 4.jul.2018)
- Citados nos Paradise Papers (atualizado em 1.jan.2018)
- Concessionários de rádio e TV (atualizado em 15.set.2017)
- CPFs de pessoas (atualizado em 26.jul.2018)
- Deputados federais e senadores (atualizado em 25.jul.2018)
- Detalhes de empresas selecionadas (atualizado em 9.jan.2018)
- Donos de aeronaves (atualizado em 26.jul.2017)
- Donos de imóveis em São Paulo (SP) (atualizado em 16.jul.2018)
- Eleições (2010-2016): Candidatos (atualizado em 9.abr.2018)
- Eleições (2010-2016): Doadores (atualizado em 10.abr.2018)
- Eleições (2010-2016): Fornecedores (atualizado em 18.mai.2018)
- Filiados a partidos políticos (atualizado em 20.mai.2018)
- Fornecedores da Petrobras (atualizado em 9.mai.2018)
- Fornecedores de deputados e senadores - cota parlamentar (atualizado em 25.jul.2018)
- Fornecedores e conveniados do governo federal (atualizado em 8.jun.2018)
- Pessoas físicas e jurídicas sancionadas por governos (atualizado em 9.jun.2018)
Já o Datascópio, que fez um acompanhamento das dimensões financeiras da atividade parlamentar no Congresso Nacional até 2018, reúne dados sobre emendas ao Orçamento, uso de cotas parlamentares, viagens, diárias, orçamento do Senado e fornecedores. O projeto tem ainda informações e análises do financiamento eleitoral brasileiro, acompanhamento do Orçamento da União segundo diferentes dimensões, e dados sobre as contratações feitas pela Petrobras.
Agradecimento
A Abraji agradece a Data Privacy Brasil pelo apoio na análise e interpretação da LGPD no âmbito da retomada do CruzaDados e do Datascopio.
Acesso apenas para fins jornalísticos
O uso dos dados recolhidos dessas plataformas limita-se a finalidades jornalísticas. Não é permitido o uso dos dados para finalidades mercadológicas, publicitárias, políticas e de qualquer outro tipo que não a prestação de informação isenta. Para acessar o conteúdo, é preciso concordar com os termos de uso, que estão de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Os dados disponibilizados pelos projetos CruzaDados e Datascopio contêm informações de interesse público e foram coletados em bases de dados públicas. Informações de caráter pessoal contidas nos projetos devem ser usadas unicamente para fins jornalísticos - pesquisas, cruzamentos e investigações no âmbito de apurações jornalísticas. Este é um uso autorizado pela LGPD, que prevê no capítulo I, artigo 4º, que a lei “não se aplica ao tratamento de dados pessoais: (...) II - realizado para fins exclusivamente: a) jornalístico e artísticos”.
A Abraji não se responsabiliza pelo uso inadequado das informações. Os dados não podem ser baixados na íntegra para serem reproduzidos ou disponibilizados em outras plataformas sem prévio consentimento da Abraji, de modo que se mantenha a finalidade jornalística do acesso às informações, respeitando-se o previsto pela LGPD.
Dessa forma, o acesso ao Abramos Dados só é permitido se a usuária ou o usuário for associada ou associado da Abraji e concordar com esse uso exclusivo para jornalismo.
Serviço
Abramos Dados: https://abramosdados.org.br/
Para acessar, você precisa digitar seu usuário e senha cadastrados no site da Abraji e concordar com o uso apenas jornalístico.
Termos de Uso e Política de Privacidade constam neste link.