Abraji retoma campanha colaborativa para checagem de processos judiciais
  • 22.04
  • 2021
  • 16:50
  • Abraji

Formação

Acesso à Informação

Abraji retoma campanha colaborativa para checagem de processos judiciais

O Publique-se, mecanismo de busca que indexa milhares de processos judiciais e suas movimentações envolvendo políticos, retoma a sua campanha colaborativa a partir desta quinta-feira, 22.abr.2021. A iniciativa é direcionada a jornalistas que desejem trabalhar de forma voluntária na checagem de processos judiciais do projeto.

“O objetivo é contribuir para investigações jornalísticas sobre candidatos a cargos públicos, na medida em que facilita o acesso a provas, relatórios, comprovantes e documentos anexados a esses processos”, explica Reinaldo Chaves, coordenador do Publique-se.

O projeto é uma iniciativa da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em parceria e com financiamento da Transparência Internacional - Brasil e apoio técnico da Digesto, empresa de inteligência jurídica.

Em out.2020, um grupo de 13 jornalistas e pesquisadores de várias partes do país foi selecionado para esse programa colaborativo. É uma oportunidade para quem quer aprender mais sobre o Judiciário.

"Está sendo uma ótima experiência, em pouco tempo chequei processos dos principais políticos do país, como Lula, e estou começando a entender um pouco melhor essa complexa rede do sistema judiciário. Sem falar que é uma honra participar de um trabalho colaborativo, tão importante para os jornalistas e pesquisadores em geral", conta Cristiane Paião, editora da Globo News São Paulo, uma das checadoras voluntárias. 

A equipe do Publique-se explica que todos os processos judiciais incluídos no banco de dados do projeto precisam ser checados semanalmente para entrar no site. “Dessa maneira, verificamos se há algum político envolvido”, detalha Leticia Kleim, assistente jurídica da Abraji

Já foram encontrados 7.323 processos judiciais que têm nas partes candidatos às eleições de 2016, 2018 e 2020 - um total de 3.445 políticos até o momento. Vale ressaltar que a busca é feita por nomes, sem distinção de partido político. Confira aqui a metodologia do Publique-se.

Esses processos são uma fonte de informação pública, mas seu acesso nos tribunais possui muitas barreiras, como a necessidade de senhas e de consultar diversas telas e termos jurídicos que nem sempre são acessíveis. Além disso, no país, há 91 tribunais, o que torna o processo ainda mais trabalhoso. 

“Com essa mobilização pública, a Abraji busca a transparência dessas informações, essencial para o trabalho de jornalistas investigativos e de pesquisadores pelo Brasil. Convidamos os jornalistas brasileiros a fazer uma espécie de crowdsourcing, que é o processo de criação de serviços, ideias ou conteúdo mediante a solicitação de contribuições de um grande grupo de pessoas. No caso do Publique-se, temos dezenas de milhares de processos judiciais de interesse público. Precisamos, agora, checar e analisar esses processos”, sublinha Reinaldo Chaves.

Segundo Tatiane Sampaio, jornalista freelancer e produtora de conteúdo de São Paulo, que já foi checadora voluntária, o Publique-se é uma base de dados importante para auxiliar não somente os jornalistas, mas todos que buscam saber mais sobre políticos brasileiros. “Participar dessa iniciativa me ajudou a entender melhor os processos judiciais e o quanto podemos aproveitar das apurações para levar informações de qualidade para a sociedade”. 

Como vai funcionar a colaboração

A Abraji aceitará inscrições para a campanha colaborativa até o dia 05.mai.2021 por meio deste formulário. Jornalistas com vinculação profissional a partidos políticos, a órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário ou a entidades que promovam lobby empresarial não poderão participar.

A equipe do Publique-se explica que cada checador receberá um lote de 50 processos aleatórios de diversos tribunais do país. Para fins de transparência, o script de programação que seleciona aleatoriamente os processos no banco de dados bruto também será disponibilizado.

Após a checagem, haverá outra análise para que os processos sejam incluídos no banco de dados oficial. Se desejar, o checador voluntário poderá solicitar um novo lote de 50 processos para avaliar.

De acordo com as normas do projeto, os checadores assinarão um termo de responsabilidade para evitar que seus dados sejam usados de forma indevida. Neste edital, constam os detalhes da campanha colaborativa. Os selecionados poderão receber um certificado de participação e terão seus nomes publicados no site do Publique-se como agradecimento.

Aqueles que finalizarem a colaboração terão acesso ao CruzaGrafos, ferramenta da Abraji para investigações visuais avançadas em grandes bancos de dados. Saiba mais aqui

Live do Publique-se

Na quinta-feira (29.abr.2021), a equipe do Publique-se realizou uma live aberta ao público, no Youtube da Abraji, com o objetivo de explicar o projeto e ministrar uma aula sobre como é feita a checagem dos processos. 

A equipe formada por Reinaldo Chaves, Leticia Kleim, Lucas Oliveira e André Assumpção ainda disponibilizou um manual com o passo a passo de como fazer a checagem. Clique aqui para assistir o encontro e saber mais sobre o projeto.  

Matéria atualizada em: 30.abr.2021.

Assinatura Abraji