• 19.07
  • 2014
  • 17:19
  • Abraji

Abraji repudia violência sofrida por equipe da Rede Globo no Maranhão

Na tarde desta quinta-feira (17.jul.2014), o jornalista Eduardo Faustini e o cinegrafista Luiz Cláudio Azevedo, da TV Globo, sofreram uma emboscada no município de Anapurus (MA). Ambos trabalhavam em uma reportagem sobre desvios de verba em três prefeituras da região.

Na saída de um posto de gasolina, o carro em que os profissionais estavam foi fechado por outro de onde saíram três homens, um deles armado. Outros quatro homens que estavam escondidos no posto entraram pelas portas traseiras do veículo, que não exibia qualquer identificação da TV.

Mediante ameaça, os homens roubaram a câmera e equipamentos de gravação dos jornalistas e fugiram. Faustini e Azevedo voltaram para o hotel onde estavam hospedados, fora de Anapurus, e de lá seguiram para a capital São Luís sob escolta policial.

Até o momento, apenas o cabo da PM Raimundo da Silva Monteles (sobrinho da prefeita de Anapurus, Tina Monteles) foi preso por participação na emboscada. De acordo com o cabo, os outros envolvidos também seriam ligados a políticos locais. A Polícia Civil do Maranhão já emitiu mandado de prisão para outros três suspeitos do caso.

A Abraji repudia atos de violência como o praticado contra Eduardo Faustini e Luiz Carlos Azevedo, que configura grave atentado ao trabalho jornalístico. 

Se jornalistas do maior grupo de comunicação do Brasil estão sujeitos ao que sofreram os dois repórteres da Rede Globo, é difícil imaginar que jornalistas independentes ou dos meio de comunicação do interior do Maranhão tenham garantias mínimas de segurança para exercerem sua função e investigar os donos do poder locais. 

Identificar e punir todos os responsáveis por essa violação torna-se condição indispensável para que a liberdade de imprensa e o direito de acesso à informação possam existir de fato no Maranhão - e para que a eventual impunidade neste episódio não estimule a repetição de casos semelhantes em outros lugares no Brasil.

Diretoria da Abraji, 19 de julho de 2014.

Assinatura Abraji