Abraji repudia segundo ataque à equipe da Rede Amazônica em menos de um mês
  • 09.07
  • 2021
  • 18:32
  • Abraji

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Abraji repudia segundo ataque à equipe da Rede Amazônica em menos de um mês

Na manhã de quinta-feira, 08.jul.2021, o repórter Lucas Lobo, da Rede Amazônica, afiliada da Globo, foi agredido e ameaçado pelo ex-prefeito de Humaitá, cidade a 700 quilômetros de Manaus. Herivâneo Seixas também apreendeu indevidamente e danificou o equipamento de trabalho do jornalista.
 
Lobo tentou entrevistar o ex-prefeito para repercutir a investigação aberta pelo Ministério Público do Amazonas sobre a contratação irregular de uma empresa que forneceu testes rápidos de Covid-19. Herivânio Seixas, filiado ao PROS, não foi reeleito em 2020, é comerciante, mas continua sendo alvo de apuração por suspeita de superfaturamento e ausência de licitação.
 
O repórter, que se identificou como funcionário da Rede Amazônica, recebeu ameaças de morte, um tapa no antebraço e teve o microfone arrancado de suas mãos e o celular jogado no chão e quebrado. Imagens mostram que o ex-prefeito xingou o profissional com palavrões e chamou a polícia para tentar prendê-lo.

Foi o segundo caso de violência contra profissionais da Rede Amazônica em duas semanas. A Abraji já havia condenado o ataque ao repórter Leandro Marques por um funcionário da prefeitura de Itacoatiara. Agora, se solidariza com Lucas Lobo e pede que autoridades investiguem com celeridade mais um caso de violência que também atenta à liberdade de expressão e ao direito à informação pública, conquistas asseguradas pela Constituição.
 
Diretoria da Abraji, 09 de julho de 2021.
 

Assinatura Abraji