Abraji repudia nova medida da Justiça do Amazonas contra jornal
  • 05.02
  • 2022
  • 18:40
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji repudia nova medida da Justiça do Amazonas contra jornal

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) vê com preocupação e pesar as seguidas decisões do juiz Manuel Amaro de Lima, da 3ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho de Manaus, contra a jornalista Malu Gaspar e o jornal O Globo. Na última semana, o juiz determinou o bloqueio de R$ 1,8 milhão da Editora Globo como punição à empresa dentro do processo movido pelo grupo médico amazonense Samel. A Samel se ressente de ter sido denunciada em reportagens por violações éticas e indícios de fraude na condução de um ensaio clínico com doentes de covid-19, usando medicamento de eficácia não comprovada.

Em decisão de 15.out.2021, o juiz já havia proibido o Globo e Malu Gaspar de citar o nome da Samel em textos sobre o uso de proxalutamida como droga experimental no tratamento contra a covid-19. A censura prévia, inadmissível no regime democrático, foi vetada pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, em decisão de novembro passado.

Foram publicados direitos de resposta, mas a Samel prosseguiu com a disputa, chegando a pedir desta vez até a prisão da jornalista Malu Gaspar e do diretor de redação do Globo, Alan Gripp. As prisões foram negadas pelo juiz, que, no entanto, autorizou o bloqueio de R$ 1,8 milhão do grupo Globo.

A Abraji repudia o uso do Judiciário brasileiro como forma de tolher o exercício do jornalismo e roga para que a Justiça do Amazonas reconsidere essa decisão, evitando o crescente acosso judicial cometido contra o jornalismo.

Assinatura Abraji