Abraji repudia invasão a rádio de Goiás
  • 25.05
  • 2023
  • 10:10
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji repudia invasão a rádio de Goiás

A Abraji repudia e vê com preocupação a invasão a uma rádio de Goiás. No último final de semana, que foi marcado pela violência contra comentaristas e repórteres de futebol pelo país, um caso ganhou contornos graves. Um homem invadiu a rádio Sucesso, de Catalão, durante a apresentação de um programa dirigido pelo radialista Mamede Leão, e tentou agredir os jornalistas presentes. Toda a cena foi transmitida ao vivo pelo site da rádio, que no momento entrevistava, de forma remota, um parlamentar.

De acordo com Mamede, Jardel Custódio, irmão do motorista do prefeito de Catalão, Adib Elias Junior (Podemos), invadiu o estúdio porque o nome do motorista era citado no programa por ele ter se envolvido, segundo os repórteres, numa agressão contra a equipe de reportagem que tratava do time de futebol local, o Crac (Clube Recreativo e Atlético Catalano).

Jardel Custódio invadiu a rádio e foi contido. No estúdio, estavam também os jornalistas Ricardo Nogueira e Yan Mesquita. O jornalista Mamede Leão fez boletim de ocorrência na delegacia local sobre os dois episódios: a invasão do estúdio e o enfrentamento do motorista contra a equipe de reportagem. Também reforçou a segurança do local.

No entanto, em entrevista a outra emissora de rádio, o prefeito da cidade defendeu seu motorista e não condenou a atitude do parente dele. Ao contrário, atacou a reportagem e os profissionais da rádio, chegando a expor o valor do salário de um dos repórteres mais jovens, de forma desqualificadora sobre o valor recebido. Em um dos momentos, ele faz ataques pessoais ao profissional Mamede Leão.

Áudios enviados por Mamede a Abraji mostram também o que seria o prefeito atacando o jornalista com mensagens ofensivas, citando membros de sua família e se queixando de que seu nome apareceu na mídia goiana de maneira negativa.

Esse cerco de violência contra a equipe da rádio Sucesso fere a liberdade de imprensa e o papel do jornalismo de exercer a crítica e a fiscalização do patrimônio e do poder público. A intimidação ao jovem repórter que atua na equipe de Mamede também alcança, de forma cruel, os jovens profissionais que tentam se colocar no jornalismo local, tão importante para a divulgação de notícias de interesse público para sua comunidade.

A Abraji já enviou ao Ministério Público um pedido para que o caso seja apurado com rigor e que medidas de segurança sejam tomadas para garantir a integridade física dos jornalistas agredidos. E que a conduta de todos, ocupantes de cargos públicos ou não, seja investigada com isenção.

Diretoria da Abraji, 23 de maio de 2023

Assinatura Abraji