Abraji repudia hostilização a jornalistas brasileiros em Londres
  • 19.09
  • 2022
  • 19:05
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji repudia hostilização a jornalistas brasileiros em Londres

Dois jornalistas da BBC Brasil foram hostilizados por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Londres, capital do Reino Unido, neste domingo (18.set.2022). Os repórteres faziam a cobertura da visita do presidente, que viajou à cidade para participar do funeral da rainha Elizabeth II. Além de serem chamados de “lixo”, ouviram de um homem que não eram bem-vindos no local.

Segundo reportagem do Metrópoles, apoiadores de Bolsonaro também promoveram mobilização para intimidar e ofender jornalistas que estavam nos arredores da residência oficial do embaixador brasileiro no Reino Unido para acompanhar o ato do presidente. Entre as agressões, foram ouvidos gritos de “lixo” e “vai pra Cuba”. 

Frases como essas são classificadas como discursos estigmatizantes, que buscam descredibilizar o trabalho da imprensa. Somente em 2022, a Abraji identificou 248 alertas de discurso estigmatizante, que representam 70% do total de ataques registrados no ano (353).

Não é a primeira vez que jornalistas brasileiros são atacados no exterior em uma cobertura do presidente Bolsonaro. Em out.2021, ao menos cinco equipes de reportagem foram agredidas em Roma – um repórter do Grupo Globo chegou a receber um soco no estômago de um segurança não identificado. Na ocasião, Bolsonaro estava na Itália para participar da reunião do G20.

A Abraji repudia qualquer tipo de ataque com o objetivo de deslegitimar o jornalismo profissional. Ao se voltar constantemente contra jornalistas e veículos, o presidente da República incentiva seus apoiadores a fazerem o mesmo, o que só alimenta o clima de ódio e, consequentemente, de casos de violência. O livre exercício profissional do jornalismo é condição premente em um ambiente democrático.

Diretoria da Abraji, 19 de setembro de 2022

Assinatura Abraji