Abraji repudia hostilidade de parlamentar com jornalista
  • 08.02
  • 2025
  • 13:00
  • Abraji

Abraji repudia hostilidade de parlamentar com jornalista

A Abraji repudia a postura hostil do deputado Elmar Nascimento contra a jornalista Natália Portinari, do Uol. Em entrevista por telefone, o parlamentar fez afirmações misóginas, xingou, ameaçou processar e se recusou a responder as perguntas feitas pela repórter. O fato se tornou público na reportagem disponibilizada no portal nesta sexta-feira, 07 de fevereiro.

Portinari havia perguntado a respeito do aluguel de uma casa de luxo em Trancoso de um empresário denunciado por corrupção. Essa é a segunda reportagem que Portinari publica no Uol investigando os bens do deputado e o envolvimento com investigações por corrupção. 

É lamentável o tratamento ofensivo e misógino que o deputado deu à jornalista quando estava realizando seu trabalho. O tema da reportagem é de notável interesse público, por se tratar de um parlamentar, que é figura pública, da investigação de um crescimento patrimonial suspeito e de suas relações com empresários. Além disso, agentes estatais, como o deputado, estão sujeitos ao escrutínio público e têm a obrigação de proteger e respeitar a liberdade de imprensa. 

A Abraji repudia a atitude do deputado e espera que esse tipo de postura deixe de ser adotada por parlamentares, que devem compreender que o seu mandato e decoro devem se estender a profissionais da imprensa que estão exercendo o seu trabalho e realizando o escrutínio público em benefício da sociedade.  

Diretoria da Abraji,
08 de fevereiro de 2025

Assinatura Abraji