
- 25.12
- 2025
- 12:02
- Abraji
Liberdade de expressão
Abraji repudia declaração de presidente do Flamengo contra jornalista
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudia as declarações do presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, contra a jornalista Renata Mendonça, especializada na cobertura esportiva.
Como instituição que defende o trabalho e a dignidade dos profissionais que atuam em todas as áreas de cobertura jornalística, a Abraji condena o uso de expressões desabonadoras por Baptista que expuseram a jornalista a críticas desproporcionais e ataques misóginos. Como presidente de um dos maiores clubes do país, a postura de Baptista não colabora com ambiente de civilidade que o próprio futebol exige e ensina a todos.
A presença de mulheres em áreas majoritariamente ocupadas por homens precisa ser respeitada, em todas funções, e por todos os níveis de hierarquia, especialmente por aqueles que deveriam dar exemplo, sem margem para dúvidas.
A Abraji se solidariza com a jornalista Renata Mendonça e segue à disposição, atenta a qualquer discurso, prática ou ilação que deponha contra isso.