- 31.01
- 2024
- 18:00
- Abraji
Liberdade de expressão
Abraji repudia ataques virtuais de coronel reformado a jornalista da Bahia
A Abraji repudia e vê com preocupação a campanha desencadeada pelo coronel reformado da PM da Bahia Humberto Sturaro contra o jornalista Wendel de Novais. O militar reformado divulgou um vídeo que insufla seguidores contra o profissional autor da reportagem “Com 33 chacinas policiais, Salvador e RMS superam índices do Rio de Janeiro“, do jornal Correio.
O referido coronel reformado, que tem em seu Instagram mais de 90 mil seguidores, usou o espaço para nomear e criticar severamente o repórter, o que resultou em centenas de postagens e mensagens de ataque ao jornalista. Acusou ainda o profissional de estar mal-intencionado ao usar a expressão chacina, termo usado pelo Instituto Fogo Cruzado, que monitora a violência armada.
Ao colocar sob dúvida a intenção do repórter, Sturaro gerou uma onda de ataques pessoais ao jornalista e o indispôs com as forças de segurança do Estado.
A Abraji se solidariza com Wendel de Novais e reitera que, como formadores de opinião, autoridades públicas e políticos devem ter consciência da responsabilidade de suas postagens e dos efeitos desses ataques à vida de um jornalista que apenas reportou um levantamento de interesse público.