- 01.10
- 2024
- 18:36
- Abraji
Liberdade de expressão
Abraji repudia ataques e alerta para aumento da violência contra jornalistas no período eleitoral
A Abraji repudia com veemência a violência praticada contra o repórter cinematográfico André Pessoa, em São Raimundo Nonato (PI), que foi espancado e teve seu equipamento roubado e quebrado durante um comício do candidato a prefeito Isaías Neto (PT), em que o jornalista usava um drone para captar imagens aéreas, no último sábado (28 de setembro).
Também é de extrema gravidade a invasão e o incêndio na sede da TV Cidade de Bacabal (MA), afiliada da Record. Homens entraram na emissora, renderam e agrediram funcionários e atearam fogo no estúdio e nos equipamentos na madrugada de quinta-feira (26 de setembro).
A Abraji alerta que a violência tem se intensificado com a proximidade da votação, no próximo domingo (6 de outubro). E não apenas no ambiente físico, mas também nas plataformas das redes sociais. O monitoramento feito pela Coalizão em Defesa do Jornalismo, articulação da qual a Abraji faz parte, aponta que, desde o início do processo eleitoral, foram feitos mais de 38 mil ataques virtuais a jornalistas e meios de imprensa.
A organização conclama as autoridades, sobretudo dos estados do Maranhão e do Piauí, para que reforcem a segurança nos municípios citados e investiguem com rigor os autores dessas agressões. Toda violência é inaceitável, mas quando é cometida para assediar e silenciar a imprensa torna-se ainda mais perversa, atingindo não só profissionais do jornalismo, e sim todo o conjunto da sociedade que, neste momento, precisa de informação e de tranquilidade para decidir o futuro de seu município.
A Abraji se mantém vigilante nesse período especialmente tenso para o jornalismo e se coloca à disposição de colegas que sofram ameaças ou agressões, que podem procurar a organização pelo email [email protected] ou pelas redes sociais.
Diretoria da Abraji, 1º de outubro de 2024