- 06.09
- 2024
- 16:52
- Abraji
Liberdade de expressão
Abraji repudia ataques de deputado do Paraná contra jornalista
A Abraji repudia as ofensas do deputado estadual Denian Couto (Podemos-PR) contra a jornalista Amanda Audi, da Agência Pública. Com um canal no Youtube e um programa de rádio, o parlamentar tem frequentemente atacado jornalistas cujas reportagens, perguntas em entrevistas ou opiniões o desagradam.
No caso de Amanda Audi, ele a chamou de “semianalfabeta” por sua participação no programa Roda Viva, na última segunda-feira, 2 de setembro, quando o entrevistado era o candidato a prefeito de São Paulo Pablo Marçal (PRTB). As declarações do parlamentar ganham força entre seus seguidores e eleitores, tornando os jornalistas alvos frequentes de ofensas em massa.
Vale lembrar que Amanda Audi, há alguns anos, denunciou em reportagem no The Intercept Brasil que o parlamentar, que atua como jornalista, ameaçou de morte uma ex-companheira, também jornalista.
Além disso, Audi e jornalistas que participaram do programa com o candidato Marçal na TV Cultura estão sofrendo inúmeros ataques nas redes sociais.
Monitoramento feito pela Coalizão em Defesa do Jornalismo, da qual a Abraji faz parte, mostra que, iniciado o período eleitoral, o volume e o tom de ataques aos profissionais de imprensa têm escalado nas redes sociais.
A Abraji se soma à Fenaj e ao Sindicato dos Jornalistas do Paraná e se solidariza com Amanda Audi e com os demais jornalistas que têm sido alvo de Couto no estado.
Diretoria da Abraji, 6 de setembro de 2024.