Abraji repudia ataques de Bolsonaro a mais uma mulher jornalista
  • 02.06
  • 2021
  • 15:00
  • Abraji

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Abraji repudia ataques de Bolsonaro a mais uma mulher jornalista

Nesta terça-feira, 01.jun.2021, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a atacar uma jornalista. Dessa vez, o alvo foi Daniela Lima, da CNN Brasil.

Em frente ao Palácio da Alvorada, o presidente foi questionado por uma apoiadora sobre uma fala da apresentadora que vem sendo distorcida nas redes sociais.

No dia 26.mai.2021, durante o telejornal que comanda, Daniela Lima avaliou os números positivos de vagas de emprego divulgados pelo governo. Ela se tornou alvo de ofensas e intimidações depois de anunciar um intervalo e dizer: “Não saia daí porque agora, infelizmente, a gente vai falar de notícia boa, mas com valores não tão expressivos”. Como é comum em campanhas de difamação, os seguidores de Bolsonaro divulgaram a frase até "notícia boa", tirando-a de contexto. 

Sem citar o nome da jornalista, Bolsonaro disse: "É uma quadrúpede. Afinal de contas, acho que não preciso dizer de quem ela foi eleitora no passado, né? De outra do mesmo gênero".

É intolerável que um presidente da República se refira às mulheres repetidamente, de forma tão agressiva e misógina, lançando mão de discursos estigmatizantes e sem entender a importância e a liturgia do cargo que ocupa. Só em 2021, o presidente insultou ao menos quatro jornalistas, sem contar os ataques dirigidos a veículos, que têm contribuído para o Brasil despencar nos rankings internacionais que medem o nível da liberdade de imprensa em diversos países.

A Abraji repudia a postura de Bolsonaro que, com linguagem baixa e chula, estimula milhões de seguidores a atacar mulheres jornalistas, promovendo campanhas de desprestígio e propagando discurso de ódio, ancorando-se em uma falsa ideia de liberdade de expressão. 

A Abraji se solidariza com Daniela Lima e espera que as autoridades públicas e as instituições que zelam pela democracia reajam a esse ambiente hostil que Bolsonaro alimenta diariamente. Querer manchar a credibilidade de repórteres respeitadas no país com mentiras é uma estratégia vil.   

Diretoria da Abraji, 02 de junho de 2021.
 

Assinatura Abraji