Abraji repudia ataque do deputado Gustavo Gayer ao site Aos Fatos
  • 01.02
  • 2023
  • 15:49
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Abraji repudia ataque do deputado Gustavo Gayer ao site Aos Fatos

Gustavo Gayer (PL-GO), que tomou posse nesta quarta-feira (1.fev.2023) na Câmara dos Deputados, ainda não deve ter compreendido que é obrigado a prestar contas à sociedade e respeitar a imprensa. Não é o que fez hoje, ao responder com palavrão ao pedido de posicionamento do site Aos Fatos, voltado para investigação de desinformação e checagem de informações.

Nesta quarta-feira, a equipe do Aos Fatos procurou o parlamentar por e-mail para ouvi-lo a respeito de um levantamento produzido pelo veículo sobre desinformação e ataques feitos por parlamentares eleitos em 2022 em suas contas no Twitter. O tuíte do deputado com mais engajamento concentrava ataques a nordestinos devido ao resultado das eleições presidenciais. 

A reportagem ainda não havia sido publicada quando Gayer postou em seu Instagram ataque contra os jornalistas do Aos Fatos. Ao ser consultado sobre o comportamento na rede social, partiu para um ataque desrespeitoso, como se estivesse imune ao escrutínio público. 

Para insuflar seu eleitorado contra a imprensa, Gayer se gabou nas redes sociais do xingamento que usou contra os profissionais do Aos Fatos, que apenas estavam seguindo as regras do bom jornalismo ao dar-lhe espaço para justificar o uso sistemático que fez de desinformação.

Tal comportamento não é digno de um parlamentar que carregará, por quatro anos, a responsabilidade de ajudar nas decisões importantes do país. A Abraji repudia seu comportamento e espera que o deputado, investido de seu novo mandato, trate a imprensa com respeito.

Diretoria da Abraji, 1 de fevereiro de 2022.

Assinatura Abraji