
- 08.07
- 2025
- 20:17
- Abraji
Liberdade de expressão
Abraji repudia ataque de deputada a estagiário
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) manifesta o seu repúdio à deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) pela atitude de intimidar e descredibilizar o estudante de jornalismo e estagiário do ND+ Matheus Bastos. Zanatta dedicou uma live de 17 minutos exclusivamente para expô-lo e ofendê-lo.
A partir da publicação de uma reportagem, assinada por Bastos, com as declarações da deputada em entrevista ao veículo, comentando pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre a migração para o estado de Santa Catarina, Zanatta usou suas redes sociais para o ataque.
A deputada proferiu a mesma ofensa 25 vezes no vídeo, além de expor a foto e a conta de redes sociais do estudante. Ela também tentou descredibilizá-lo em contato com seus superiores dentro do veículo.
A Abraji reforça que é inaceitável a prática de estigmatizar jornalistas com o intuito de desvalorizar seu trabalho e deixar vulneráveis a mais ataques digitais. A deputada foi ouvida pela reportagem, que deu espaço para suas falas e respeitou o sentido de seus posicionamentos. Pessoas públicas, como a parlamentar, deveriam zelar pelo direito de liberdade da informação jornalística e não usar sua influência nas redes sociais para intimidar e tentar silenciar o trabalho de repórteres e expor um estudante.
Embora não tenha tido pudores em ofender o estagiário, a deputada é uma das pessoas que mais processam jornalistas no Brasil alegando sofrer calúnia e difamação, conforme o monitor de assédio judicial da Abraji. A diretoria e a equipe se solidarizaram com Bastos.
Diretoria da Abraji, 8 de julho de 2025.
