Abraji repudia ataque a pedradas de vereador a jornalista em MG
  • 18.05
  • 2022
  • 17:27
  • Abraji

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Abraji repudia ataque a pedradas de vereador a jornalista em MG

O jornalista Alexandre Megale, de Ouro Fino (MG), foi atacado no dia 16.mai.2022 pelo vereador Paulo Luiz de Cantuária (MDB), conhecido como Bem-te-vi. O político fechou a moto do jornalista com seu carro e o atacou com pedradas na cabeça.

Segundo Megale, Cantuária chegou a pegar uma pedra ainda maior, com as duas mãos, para acertá-lo novamente, enquanto ele estava caído. O vereador, no entanto, parou ao ouvir alguém gritar seu nome e fugiu do local, deixando Megale desacordado. O jornalista foi levado para o pronto-socorro e liberado sem ferimentos graves, já que o capacete amorteceu a maioria dos golpes. Ele teve a mão ferida ao tentar se defender.

Megale tem um canal de internet, o Sul das Gerais, em que publica textos e vídeos. Ele fez uma reportagem sobre o vereador, que teria sido condenado a 16 anos de prisão em primeira instância por estupro de vulnerável. O caso corria em segredo de justiça para preservar o nome da vítima, mas o jornalista teve acesso à decisão.

Como a condenação teria ocorrido antes da legislatura, a Câmara Municipal decidiu não cassar o vereador. Agora, vai analisar o caso para saber se configura quebra de decoro. A Abraji tentou falar com o vereador, mas ele não respondeu aos telefonemas.

A Abraji repudia a agressão e se preocupa com a violência do ataque, que poderia ter resultado em danos graves e irreversíveis a Alexandre Megale. A associação entrou em contato com o delegado Waldir Jorge Pelarico Júnior, responsável pela investigação, que, nesta quarta-feira (18.mai.2022), ouviu a vítima. Megale deverá fazer exame de corpo de delito amanhã. 

Um ataque dessa natureza não pode ficar impune, tampouco ser tratado como mera desavença. O jornalista foi agredido por exercer seu papel de informar. É preciso que as autoridades, incluindo a Câmara Municipal, façam a defesa da liberdade de imprensa e responsabilizem o agressor. 

Diretoria da Abraji, 18 de maio de 2022.


 

Assinatura Abraji