• 19.10
  • 2010
  • 19:15
  • -

Abraji repudia assassinato do jornalista F. Gomes no Rio Grande do Norte

A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) lamenta e repudia o assassinato do jornalista Francisco Gomes de Medeiros, conhecido como F. Gomes, na noite de segunda-feira, 18, em frente à sua casa na cidade de Caicó, no Rio Grande do Norte.

F. Gomes trabalhava no jornal Tribuna do Norte e na Rádio Caicó. Também era responsável pelo blog www.fgomes.com.br, em que cobria casos policiais e fazia denúncias.

De acordo com a polícia local, dois homens se aproximaram em uma moto e um deles disparou três tiros contra o profissional, que morreu na hora. Segundo o comandante geral da Polícia Militar do Estado, cel. Francisco Araújo Silva, João Francisco dos Santos foi capturado pelos agentes da cidade a partir do relato de testemunhas, que identificaram o veículo e o capacete usados na hora do crime.

O acusado já havia sido preso em 2007, por assalto à mão armada. Embora tivesse sido condenado inicialmente a 11 meses de prisão em regime semi-aberto, sua pena foi revista e ele acabou passando 1 ano e 9 meses na penitenciária de Caicó. No depoimento, Santos atribuiu a revisão da pena ao trabalho do jornalista, que questionou a sentença em uma série de reportagens.

De acordo com o delegado Ronaldo Gomes, Santos soube que o repórter tinha informações de seu envolvimento com o tráfico de drogas e decidiu, por isso, assassiná-lo. A polícia, no entanto, continuará investigando para confirmar que Santos agiu por conta própria, e não a mando de outrem.

A Abraji pede às autoridades do Estado do Rio Grande do Norte que investiguem a fundo o episódio, por si só triste e lamentável, e apurem se o crime foi de fato praticado a mando de pessoas que possam ter se sentido atingidas pelo trabalho jornalístico realizado por F. Gomes, o que seria mais um gravíssimo atentado à liberdade de imprensa, tão fundamental à democracia.

Assinatura Abraji