• 28.07
  • 2008
  • 15:04
  • Abraji

Abraji repudia ameaça feita por bandidos armados a jornalistas no Rio de Janeiro

A Abraji repudia as ameaças feitas por bandidos armados a jornalistas que acompanhavam o candidato a prefeito Marcelo Crivella (PRB) em visita à Vila Cruzeiro, zona norte do Rio de Janeiro.
 
No último dia 26 de julho, profissionais dos jornais "O Globo", "O Dia" e "Jornal do Brasil" foram obrigados  a apagarem das máquinas fotográficas  imagens feitas no local. As imagens mostravam o candidato Crivella cumprimentando três pessoas - dois deles estavam entre os que, logo depois, ameaçariam os jornalistas.

A Abraji exige que as autoridades apurem com rigor o acontecimento e garantam que esse tipo de situação não volte a acontecer. É inaceitável existirem no país áreas de exclusão, dominadas por criminosos, onde a imprensa  não pode trabalhar sem sofrer intimidações.

Este tipo de ameaça compromete a liberdade de imprensa e os mais básicos direitos dos cidadãos. Além de intimidarem jornalistas, bandidos - traficantes ou milicianos - chegam ao ponto de escolher os candidatos que podem fazer campanha em áreas dominadas por suas quadrilhas. Uma realidade que agride a sociedade brasileira que, durante muitos anos, lutou para o reestabelecimento da democracia no país.
 
A Abraji também incita os candidatos a prefeito e a vereador no Rio de Janeiro a se manifestaram de maneira clara contra qualquer constragimento a jornalistas e contra a existência de áreas de exclusão na cidade. 
 
Por último, a Abraji ressalta que, há seis anos, nosso colega Tim Lopes foi assassinado na mesma Vila Cruzeiro. Passado todo este tempo, o Estado brasileiro não foi capaz de impedir que bandidos continuassem a dominar a região.

Assinatura Abraji