Abraji repudia agressão de presidente do Atlético-GO contra repórter
  • 10.12
  • 2021
  • 18:31
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji repudia agressão de presidente do Atlético-GO contra repórter

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudia com veemência o gesto do presidente do Atlético Goianiense, Adson Batista, de retirar sem permissão a máscara de um repórter durante entrevista após o jogo da equipe contra o Flamengo, realizada no dia 09.dez.2021. Amparado pelas normas sanitárias, o jornalista Juliano Moreira, da Rádio Band News, usava a máscara para evitar contaminação pela covid-19.

Ao ser questionado sobre o desempenho do técnico do time, Marcelo Cabo, ao longo do Campeonato Brasileiro, Batista puxou a máscara do repórter e afirmou: "Nós somos Bolsonaro! Para com esse negócio, tira a máscara!" O dispositivo é essencial para a segurança dos profissionais no exercício do jornalismo, assim como de toda a população em meio a uma pandemia de longa duração, como a atual.

É também condenável que o entrevistado tenha tocado o repórter sem sua permissão, como mostrou vídeo da Rádio Sagres, divulgado pelo UOL.

O jornalismo é essencial para a democracia e para manter os cidadãos informados. É lamentável que o dirigente do Atlético Goianiense despreze medidas sanitárias, como o uso de máscara, para proteger os profissionais de imprensa nas coberturas em que arriscam a própria vida, em um país que perdeu mais de 616 mil vidas para a covid-19.

Assinatura Abraji