Abraji recebe relato de ameaças e ofensas a autor de publicações sobre Vaza Jato
  • 29.07
  • 2019
  • 15:18
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji recebe relato de ameaças e ofensas a autor de publicações sobre Vaza Jato

Oswaldo Estáquio, do jornal online Agora Paraná, enviou à Abraji no último 23.jul.2019 cópia de boletim de ocorrência, registrado em delegacia da Polícia Civil de Brasília, no qual relata ter recebido ameaça por e-mail. O texto citava endereços e dados de pessoas de sua família. Ele também remeteu cópias de postagens ofensivas e de tom ameaçador em redes sociais. As mensagens chegaram após Eustáquio fazer publicações relativas ao caso Vaza Jato.

A Abraji considera que, em uma democracia, ninguém deve ser alvo de ameaça ou intimidação em razão do que publica, sejam quais forem suas opções editoriais. Conclamamos as autoridades a investigar a autoria das ameaças e a garantir a segurança dos atingidos.

O uso de ameaças e de violência para intimidar comunicadores é um atentado à liberdade de expressão e à democracia. Ao se manifestar, neste e em todos os casos, a Abraji leva em consideração mais a ameaça do que o alvo dela. Defendemos princípios, não pessoas ou veículos. 

Ao chamar a atenção para cada caso, em nenhum momento avaliamos ou avalizamos a qualidade do trabalho publicado por jornalistas, blogueiros ou comunicadores. Não nos cabe dar tratamento diferenciado aos ameaçados com base no que publicam, ainda que o conteúdo seja controverso, ofensivo ou mesmo falso. Cada um deve ser responsável pelo conteúdo que leva a seu público. Cabe ao público avaliar o conteúdo. Se o autor cometer eventual ilegalidade ou abuso no exercício de sua atividade, é na Justiça que a questão deve ser resolvida.

Diretoria da Abraji, 29 de julho de 2019.

Assinatura Abraji