- 22.07
- 2024
- 11:17
- Abraji
Formação
Acesso à Informação
Abraji recebe apoio da Earth Journalism Network para aprimorar o CruzaGrafos em temas de biodiversidade
O projeto CruzaGrafos, desenvolvido pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e pelo Brasil.IO, recebeu apoio da Earth Journalism Network, da Internews, por meio da "Biodiversity Media Initiative". Esse apoio continuará até junho de 2025, permitindo a expansão e o aprimoramento do projeto, que tem como objetivo entender os crimes ambientais de grande escala no Brasil por meio de mapas.
As principais atividades que serão implementadas incluem organizar e publicar dados abrangentes sobre crimes relacionados à biodiversidade, destacando a conexão entre o dano ambiental e a pessoa ou grupo responsável; produzir uma plataforma de mapeamento que mostre ocorrências georreferenciadas de crimes ambientais no Brasil, facilitando análises territoriais que podem apoiar investigações jornalísticas; apresentar workshops on-line para jornalistas locais, ajudando-os a utilizar os dados e produzir investigações jornalísticas e/ou artigos explicativos; promover o uso da plataforma por jornalistas e pesquisadores, fortalecendo a cobertura de crimes ambientais no Brasil, com foco especial nas eleições locais de 2024.
O CruzaGrafos já foi selecionado como um dos melhores projetos de jornalismo de dados no Sigma Awards em 2021, uma renomada competição internacional de jornalismo de dados. “Queremos melhorar esta plataforma adicionando mais dados sobre crimes ambientais, apoiando a cobertura jornalística e ajudando organizações e indivíduos a encontrar indícios de responsáveis pelo desmatamento e outros crimes ambientais”, afirma Reinaldo Chaves, coordenador de projetos da Abraji.
Uso de mapas
Atualmente o projeto já possui informações sobre autuações ambientais lavradas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Em sua nova fase, a proposta será ter também informações específicas sobre crimes ambientais de mais órgãos de controle, cruzadas com informações de interesse público e georreferenciadas, facilitando a compreensão e a pesquisa do contexto dos ataques à biodiversidade no Brasil.
O projeto prevê incluir alertas que mostrem informações relacionadas ao Marco Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal e promover cursos on-line de jornalismo investigativo ambiental para fortalecer a rede de jornalistas investigativos no Brasil.
Essas atividades estão previstas para os próximos meses e os resultados esperados são entregar uma plataforma com dados de multas e embargos ambientais (mais de 100.000 registros); oferecer pelo menos 10 treinamentos on-line para jornalistas, focando em cidades onde o desmatamento é mais crítico; publicar tutoriais e newsletters que ajudem os usuários a acessar e trabalhar com a plataforma, destacando as melhores práticas.
Também está prevista uma parceria para oferecer um recurso de relatório de alertas de desmatamento que mostra imagens de satélite que retratam o estado da terra antes e depois dessas atividades prejudiciais.
Saiba mais
O CruzaGrafos é uma ferramenta gráfica, de software livre, que permite verificações cruzadas e investigações avançadas de dados públicos. O projeto existe desde 2020 e é fruto da parceria entre a Abraji e o Brasil.IO.
Conheça as bases de dados que podem ser encontradas no CruzaGrafos:
Empresas do Brasil
Versão mais atual de todos os CNPJs inscritos na Receita Federal. São 56 milhões registros de empresas e 27 milhões registros de pessoas (sócios, diretores, representantes legais, conselheiros de administração etc.)
Candidaturas em eleições
Informações de candidatos nas eleições de 2014, 2016, 2018, 2020 e 2022. No total, são 1,1 milhão de candidaturas. Os dados foram extraídos da base do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Autos de infração no Ibama
São 524.296 autuações ambientais lavradas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que podem ser cruzadas por nome, CPF e CNPJ.
Dívida ativa da União
Com a última atualização, o CruzaGrafos foi incrementado com os dados da dívida ativa da União, obtidos por meio da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. São três tipos de dívidas que as empresas podem possuir e estão presentes na ferramenta:
- Dívidas com o FGTS: 409.829 registros
- Dívidas previdenciárias: 5.919.796 registros
- Dívidas não previdenciárias: 22.478.014 registros
O CruzaGrafos é aberto para associadas e associados da Abraji. Veja como se associar. Saiba como acessar o CruzaGrafos aqui.