Abraji realiza treinamento para jornalistas cidadãos nas periferias de quatro capitais brasileiras
  • 10.11
  • 2017
  • 16:22
  • Mariana Gonçalves

Formação

Abraji realiza treinamento para jornalistas cidadãos nas periferias de quatro capitais brasileiras

Em parceria com organizações de jornalistas cidadãos de quatro capitais brasileiras, a Abraji deu início, no último sábado (4.nov.2017), ao projeto “Jornalismo e periferias”, cujo objetivo é compartilhar técnicas e ferramentas do jornalismo profissional com comunicadores que atuam nas periferias e favelas urbanas.

O projeto se dá por meio de treinamento gratuito, com duração de oito horas, nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife. Em cada cidade, são realizadas quatro oficinas: fundamentos de reportagem, jornalismo de dados, Lei de Acesso à Informação e noções de segurança para jornalistas, ministradas por integrantes da Abraji e jornalistas parceiros do projeto.

Os parceiros da Abraji no projeto são os grupos Periferia em Movimento, em São Paulo; Oficina de Imagens, em Belo Horizonte; Favela em pauta, no Rio; e Marco Zero, no Recife. O projeto é desenvolvido pela Abraji em parceria com o Google News Lab.

O público alvo da ação são jovens que tenham experiência com comunicação comunitária e estejam ligados a algum coletivo, movimento, organização social ou universidade. Cada oficina reúne de 15 a 20 alunos, cuja seleção é feita pelos coordenadores das organizações parceiras. Além das oficinas, o treinamento propõe um exercício de produção de reportagens, com a orientação de editores da Abraji e da coordenação do projeto.

Mais do que uma capacitação, os treinamentos preveem “uma troca entre nós, que temos a técnica, e os comunicadores, que atuam e vivem nas periferias”, diz a jornalista e coordenadora do projeto, Carol Trevisan. “Ninguém cobre melhor o que acontece nos bairros do que as próprias pessoas que vivem ali.” A ideia do projeto é introduzir métodos de apuração do jornalismo profissional, cujos valores podem complementar os saberes e práticas de quem já faz a cobertura local. 

“A gente não está chegando e dizendo que tem uma receita de bolo”, acrescenta a jornalista e integrante do Conselho Curador da Abraji, Angelina Nunes, responsável por ministrar as oficinas de fundamentos de reportagem. “Estamos construindo juntos, trocando experiências.”

As jornalistas participaram da primeira edição do treinamento, que ocorreu no dia 4, em São Paulo. Nesse dia, também foram instrutores os jornalistas Tiago Mali (Abraji) e Renata Galf (Transparência Brasil). “O retorno nessa primeira experiência foi muito positivo”, conta Trevisan. Nunes percebeu que os alunos “são pessoas que já produzem muito conteúdo, mas que estão preocupadas em se qualificar”.

Outro resultado positivo do projeto, segundo Trevisan, é a rede formada entre a Abraji e os comunicadores e veículos cidadãos. “Cada vez mais essas mídias comunitárias estão ganhando importância”, diz. “Com o treinamento, vão querer produzir ainda mais.”

As próximas edições do treinamento devem acontecer em 11 de novembro, em Belo Horizonte, e em 2 e 16 de dezembro, no Rio de Janeiro e no Recife. Marcelo Beraba (Abraji), Marina Atoji (Abraji), Marco Túlio Pires (Google), Guilherme Pimentel (Defezap), Eduardo Campbell (Defezap) e Lana Souza (Defezap) também serão instrutores.


(Foto: Carol Trevisan)

Assinatura Abraji