• 26.08
  • 2013
  • 08:14
  • -

Abraji realiza debate online sobre jornalismo de dados

A Abraji vai transmitir no próximo dia 2 de setembro, às 12h, um debate entre José Roberto de Toledo (Estadão e Abraji) e Marcelo Träsel(PUC-RS) sobre o uso do jornalismo de dados no Brasil e no mundo.O evento será realizado através de um HangoutOn Air com a moderação de Rosental Calmon Alves (Knight Center). Qualquer pessoa com acesso à internet poderá acompanhar a transmissão pelo canal da Abraji no Youtube e na página do Google+.

A chamada faz parte da série de videoconferências que funcionarão como mini-palestras sobre temas atuais, preparando para o 8º Congresso de Jornalismo Investigativo em outubro, no Rio de Janeiro.

Toledo é colunista do jornal O Estado de S. Paulo e mantém o Blog Vox Pública em que trabalha, interpreta e traz dados divulgados por pesquisas, empresas e órgãos do governo.  Há mais de 13 anos especializou-se em análise de pesquisas e RAC (Reportagem com Auxílio do Computador). 

Träsel é mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorando em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professor na área de Comunicação Digital da PUC-RS, foi responsável pela criação do curso de especialização em Jornalismo Digital da PUC-RS e da Universidade de Caxias do Sul. Pesquisa a comunicação digital (webjornalismo), jornalismo participativo, interação mediada por computador e cibercultura. 

Rosental é titular das cadeiras da Fundação Knight e da Unesco junto à Universidade do Texas e diretor-fundador do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, criado em 2002. No início de 1995, foi responsável pelo lançamento da primeira versão on-line de um jornal no Brasil, o Jornal do Brasil on-line. Criou a disciplina de jornalismo on-line na Universidade do Texas, no ano acadêmico de 1997/1998. Desde 1999, media o ISOJ (Simpósio Internacional de Jornalismo On-line) na Universidade do Texas, conferência anual que reúne profissionais e estudantes do mundo todo.


Assinatura Abraji