• 13.03
  • 2015
  • 13:08
  • Abraji

Abraji realiza curso sobre Lei de Acesso na Folha

Esta semana, trainees e alguns repórteres da Folha de S.Paulo assistiram ao curso sobre a Lei de Acesso a Informações oferecido pela Abraji. O treinamento, com duração de duas manhãs, apresentou os principais pontos da Lei 12.527/2011 aos cerca de 20 participantes e mostrou exemplos de sua utilidade no trabalho jornalístico.

"A Lei de Acesso trouxe para os jornalistas inúmeras possibilidades de pautas", disse Marina Atoji, gerente-executiva da Abraji e responsável pelo treinamento. Além de uma lista com sugestões, Marina mencionou reportagens recentes da Agência Pública, do El País Brasil e da Repórter Brasil que usaram a regra para serem realizadas.

Orientações sobre como fazer pedidos de informação eficazes e recorrer contra negativas de acesso ou respostas incompletas também foram parte do curso. Para praticar, os participantes propuseram pautas e redigiram pedidos de informação para produzir as reportagens.

 

Abraji e Lei de Acesso

O amplo acesso a informações públicas é tema caro à Abraji desde a fundação da associação, em 2002 - constituindo, inclusive, seu estatuto. Em 2003, realizou o Seminário Internacional sobre Direito de Acesso a Informações Públicas, a primeira vez em que a urgência em se regulamentar o direito de acesso a informações públicas no Brasil foi posta sob os holofotes.

Após o evento, foi constituído o Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, coalizão coordenada pela Abraji que reúne 25 entidades da sociedade civil. Com participação importante na aprovação da Lei de Acesso, o Fórum se dedica hoje a acompanhar a implementação da Lei.

A Abraji, por sua vez, busca difundir o conhecimento sobre a Lei de Acesso na imprensa e avaliar o uso da regra nesse contexto. Atualmente, realiza a segunda edição de uma pesquisa entre jornalistas para verificar as dificuldades encontradas por eles ao fazer pedidos de informações.

Assinatura Abraji