
- 07.07
- 2025
- 14:42
- Abraji
Liberdade de expressão
Abraji questiona veto do STF a entrevista com ex-assessor de Bolsonaro
A Abraji questiona, mais uma vez, a decisão do ministro Alexandre de Moraes de negar a Filipe Martins, ex-assessor de Jair Bolsonaro, a concessão de uma entrevista, agora ao site Poder360. A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal afirma que uma entrevista de Martins poderia provocar tumulto no processo que corre no STF.
Negativa semelhante já foi feita pelo ministro no ano passado, quando a Folha de S. Paulo tentou entrevistar o ex-assessor. Embora não esteja mais preso, Martins foi submetido a medidas cautelares, que incluem não se comunicar, por qualquer meio, com os outros réus.
Para a Abraji, é inegável o interesse público dessa entrevista. Nesse sentido, pede a reconsideração da decisão do ministro, que foi divulgada no último dia 3 de julho, quatro meses depois do pedido de entrevista feito pelo Poder360.
É importante destacar que Filipe Martins foi alçado a uma peça importante para se entender o conturbado período pós-eleitoral, em que Bolsonaro e demais réus são acusados de urdir um golpe de Estado contra o presidente eleito. Daí sua relevância para a cobertura jornalística e para o direito da sociedade de ser informada.
Diretoria da Abraji, 7 de julho de 2025.
