Abraji publica artigos do VII Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo
  • 01.10
  • 2020
  • 10:17
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Abraji publica artigos do VII Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo

Os artigos apresentados no VII Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo, em 10.set.2020, já estão disponíveis neste site. São 15 trabalhos, vindos de dez universidades de seis estados do Brasil, além do Distrito Federal. A Abraji publica os anais do Seminário desde 2014.

A edição de 2020 recebeu um número recorde tanto de artigos, 32, quanto de trabalhos de conclusão de curso, 65. A audiência também atingiu patamares inéditos: 1.496 inscritos. 

“Ter mais de 1.400 inscritos em um evento científico e ver que essas pessoas compareceram e participaram é uma resposta de valorização da ciência e pesquisa, sobretudo em um cenário político no país de desvalorização da educação, atacada em todos os seus pilares”, afirma Thays Lavor, coordenadora do Seminário.

O Seminário da Abraji é o primeiro evento acadêmico dedicado à pesquisa sobre jornalismo investigativo no Brasil. O objetivo é aproximar jornalistas profissionais da academia para refletir sobre o tema. Entre os assuntos abordados na edição de 2020, estão desinformação, checagem de fatos, jornalismo de dados e a Lei de Acesso à Informação.

Para selecionar os 15 trabalhos apresentados, 13 pareceristas realizaram duas avaliações cegas por resumo e uma rodada de desempate. Outros 14 especialistas avaliaram e selecionaram os três trabalhos de conclusão de curso apresentados no evento.

“Unir as pessoas em um ambiente virtual, completamente novo para todos, mobilizá-las a participar e submeter trabalhos, em um cenário de incertezas, foi um desafio”, conta Thays Lavor. "Foi muito gratificante e renovador ver que o público se inscreveu, compareceu e fez perguntas.”

Para acessar os artigos de Seminários dos anos anteriores, clique aqui.

O VII Seminário de Pesquisa e o 2º Domingo de Dados fazem parte da programação do 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. Os eventos realizados de forma virtual continuam com os conteúdos disponíveis e com as inscrições abertas até 12.out.2020.

Assinatura Abraji