• 20.01
  • 2014
  • 10:10
  • -

Abraji promove maratona de checagem de dados de educação na Campus Party

A Abraji, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, apoiadora oficial da desconferência StartupMediaBrasil (CMBR), realizará um checatão de dados de educação pública na Campus Party Brasil na noite do dia 28 de janeiro. A atividade será conduzida por um instrutor da Abraji com experiência em cursos para jornalistas.

O checatão é apenas uma das atividades da StartupMediaBrasil. A desconferência é promovida pelo OrbitaLab, um media venture lab que tem por missão estimular o empreendedorismo entre jovens jornalistas e acelerar a inovação na área de Comunicação e Mídia. Serão 2 dias de painéis, 4 de oficinas, um hackathon e uma maratona de negócios de mídia. As atividades serão realizadas de 28 a 31 de janeiro dentro da Campus Party Brasil, no Anhembi, em São Paulo.

"O nosso desafio é levar ao menos 300 estudantes de Comunicação para o nosso palco, para que se conectem com os hackers da Campus Party e comecem a criar projetos com base tecnológica", diz Adriana Garcia, idealizadora do OrbitaLab, que foi seu projeto como Knight fellow na universidade de Stanford, em 2013.

Além de Adriana Garcia, compõem a equipe Cristina Zahar (jornalista e gestora com mais de duas décadas de experiência no lançamento e gerenciamento de produtos editoriais), Patricia De Cia (uma das pioneiras de experiência de usuário no país) e Leandro Beguoci (consultor de mídia especializado em produtos digitais e professor na Faap).

O OrbitaLab dará a todos os participantes do SMBR um certificado de participação: serão 28 horas de atividades, de 28/1 a 31/1. Como o evento acontecerá no Startup&Makers Camp, na Open Campus, a entrada é gratuita. Os estudantes que assim o desejarem podem se inscrever também no hackathon e na maratona. Para esta última atividade, é preciso comprar o ingresso de campuseiro, que custa R$ 300 e dá direito a mentoria do Sebrae na Arena, a parte fechada da Campus.

A Abraji é apoiadora oficial do SMBR e realizará, além do checatão de dados de educação na noite do dia 28/1, o lançamento oficial da versão em português do Manual de Jornalismo de Dados na noite de 30/1. 

A Campus Party é o maior evento de cultura digital do Brasil e acontece de 27/1 a 2/2. Espera–se que 160 mil pessoas circulem pelo Anhembi durante esse período.

Alunos interessados em trabalhar como voluntários na cobertura do evento nos dias 30 e 31/1 receberão mentoria do OrbitaLab e um passe livre para acompanhar toda a programação restante (são 7 dias ao todo, com mais de 400 horas de palestras, e os ingressos estão esgotados). Interessados nas áreas de vídeo, produção, texto e social media podem mandar currículo para [email protected] até sexta-feira 24/1.

 

Assinatura Abraji