Abraji promove live sobre a nova fase do Publique-se
  • 27.10
  • 2020
  • 17:01
  • Abraji

Formação

Acesso à Informação

Abraji promove live sobre a nova fase do Publique-se

A Abraji promove, às 18h de quinta-feira (29.out.2020), a live “Aprenda mais sobre o Publique-se e seu processo de checagem”. Na transmissão ao vivo, a equipe do projeto vai explicar como funciona a ferramenta de busca que indexa milhares de processos judiciais e suas movimentações nos quais há políticos envolvidos como partes. O evento gratuito não requer inscrições e pode ser acompanhado aqui.

O Publique-se já encontrou 7.253 processos judiciais que têm nas partes pessoas que foram ou são candidatas nas eleições de 2016, 2018 e 2020 - um total de 2.842 políticos até o momento. Toda a metodologia do Publique-se está aqui – e a busca nos tribunais é feita por nomes, sem distinção de partido político.

O banco de dados de processos judiciais do projeto precisa ser checado antes de ir ao ar e ficar acessível para todos. “Isso é feito pela equipe, de forma manual”, explica Reinaldo Chaves, coordenador do Publique-se.

Para facilitar esse trabalho e disponibilizar um melhor resultado ao público, foi lançada uma campanha colaborativa. O objetivo da mobilização é ajudar repórteres em investigações sobre candidatos a cargos públicos, ao facilitar o acesso a provas, relatórios, comprovantes e documentos anexados a esses processos.

Chaves reitera que “processos judiciais são uma fonte de informação pública, mas seu acesso nos 91 tribunais brasileiros possui muitas barreiras, como a necessidade de senhas, consultar diversas telas e termos jurídicos nem sempre amigáveis.”

Os checadores vão receber um certificado de participação no projeto colaborativo e também terão seus nomes publicados no site do Publique-se como agradecimento.

::Saiba mais sobre a campanha colaborativa::

A etapa atual do projeto foi idealizada pela Abraji e pela Transparência Internacional - Brasil, instituição que também financia a iniciativa. O Publique-se conta ainda com o apoio da empresa de inteligência jurídica Digesto.

Assinatura Abraji