• 05.07
  • 2013
  • 10:12
  • -

Abraji promove encontro de jornalismo investigativo em SSA

Publicado no Portal A Tarde em 04 de julho de 2013

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - Abraji - e a Faculdade Social promovem, no dia 8 de agosto, o 1º Encontro Regional de Jornalismo Investigativo. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas diretamente no site da Abraji - clique para acessar o formulário.

Os jornalistas Marcelo Moreira, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e editor-chefe do RJ-TV, da Rede Globo, e Angelina Nunes, editora de O Globo e uma das profissionais mais premiadas do Brasil, estarão em Salvador para o encontro. O tema será "Cobertura Política e Fiscalização de Governos".  Também participarão do debate o repórter especial de A TARDE, Biaggio Talento, e o editor de política do Correio, Jairo Costa Júnior.

O evento está programado para as  19 horas, no Teatro  ISBA, na Avenida Oceânica, 2717, em Ondina, Salvador (veja localização no mapa). Os participantes vão conhecer como é feita a cobertura política nos principais veículos do País e conhecer as mais eficientes técnicas de apuração (RAC -  Reportagem Auxiliada por Computador, busca de documentos, utilização de bancos de dados, etc.).

Os participantes receberão certificado. O evento tem o patrocínio da AC Comunicação , Factor Realty, Salvatur Viagens e Turismo e apoio dos jornais Correio e A TARDE.

No encontro, Marcelo Moreira fará apresentação sobre a criação e os propósitos da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, fundada após o assassinato do jornalista Tim Lopes. As conquistas da entidade, difusão de técnicas investigativas e atuação que resultou na criação da Lei de Acesso a Informações Públicas.

Moreira também apresentará os temas da Conferência Global de Jornalismo Investigativo, que será realizada em outubro, no Rio de Janeiro. O evento é resultado da parceria entre a Abraji, Global Investigative Journalism Network e Instituto Prensa y Sociedad (IPYS).

Conheça a trajetória profissional dos participantes:

Angelina Nunes - Formou-se em 1982 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fez pós-graduação na Escola de Políticas Públicas e Governo (Eppg-Iuperj/RJ) e MBA em Formação de Executivos Infoglobo (Ibmec/RJ), em 2006. Após ter trabalhado em produtoras de vídeo, além de emissoras de rádio e TV, entrou no jornal O Dia, como repórter de Cidades/Geral, no final dos anos 80. De lá foi para o jornal O Globo em 1991, como repórter de Cidades, passando a editora-assistente da editoria Rio. Possui o Prêmio Esso de Jornalismo 2000, na categoria Sudeste, com a matéria Brasal e o escândalo das quentinhas, e o Prêmio Embratel 2003, na categoria Jornais e Revistas, com a série sobre o Propinoduto. A série de matérias Homens de bens da Alerj recebeu, em 2004, o Prêmio Rey de España, o Esso de Jornalismo (na categoria Principal), a Menção Especial no Prêmio Ipys/Transparência Internacional e o Prêmio SIP, na categoria Jornalismo de Profundidade. Outros prêmios: Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos 2007, com a série Os brasileiros que ainda vivem na ditadura. A série de reportagens Favela S/A ganhou o Prêmio CNH de Jornalismo Econômico 2008, na categoria Jornais, e o Prêmio Embratel 2009, na categoria Jornais e Revistas. A série Ditadura nas favelas ganhou o Prêmio Embratel 2008. E a série Democracia nas favelas ganhou oPrêmio Esso Regional Sudeste 2009. É diretora da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Idealizou, com Marcelo Soares eSérgio Gomes, colegas da entidade, o projeto 1000 em 1, pelo qual cem duplas de estudantes de Jornalismo de todo o País vão entrevistar jornalistas de diversas regiões e veículos durante um ano para fazer em vídeo de dez minutos o making of de mil matérias premiadas.

Biaggio Talento - Formado em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), possui pós-graduação em História  Econômica e Social pela Faculdade São Bento.Foi correspondente da sucursal baiana da rádio Jornal do Brasil (RJ), em 1985. No mesmo ano, ingressou no extinto Jornal da Bahia, onde passou pela reportagem de diversas editorias. Durante 19 anos, de 1987 a 2006, Biaggio  foi correspondente da sucursal do jornal O Estado de S.Paulo em Salvador/BA. Desde 2007 é repórter especial e colunista de A Tarde (BA). Ele também escreveu três livros: A Sucursal-30 anos do Estadão na Bahia (2004, Bureau), Basílicas e Capelinhas - História de 42 igrejas de Salvador (2006, Bureau), Edson Carneiro - O mestre antigo (biografia) (2010, Grupo Editorial da Assembléia Legislativa).

Marcelo Moreira - Foi repórter no jornal O Dia. Em seguida, trabalhou no jornal A Notícia, do mesmo grupo. No Jornal do Brasil fez a série Cartel dos Ônibus, de 1996, que mostrou as irregularidades na atuação dos empresários de ônibus no Rio de Janeiro. Em 1997, com a reportagem O Metrô Mais Caro do Mundo, venceu na categoria Principal o Prêmio CNT de Jornalismo, promovido pela Confederação Nacional de Transporte. A matéria falava sobre a construção de trechos do Metrô do Rio de Janeiro, cujos custos foram mais altos do que em quaisquer sistema metroviário do mundo. Foi chefe de reportagem da editoria Rio da TV Globo, onde conquistou, junto com profissionais como Tim Lopes(1950-2002), o Prêmio Esso de Telejornalismo 2001, com a reportagem Feirão das Drogas. Marcelo é presidente da Abraji e editor-chefe do RJTV

Jairo Costa Júnior - Iniciou a trajetória profissional na equipe de produção da TV Aratu, retransmissora do SBT na Bahia, enquanto ainda cursava Comunicação Social na Universidade Federal da Bahia. Depois de um ano no telejornalismo, migrou para o jornalismo impresso como repórter do Correio da Bahia em 2002. Foi repórter especial até 2012, quando assumiu a editoria de política do CORREIO*. Colaborou com grandes veículos da imprensa nacional. Entre os quais, Folha de S. Paulo, O Globo e as revistas Carta Capital, Nova, Cláudia e Wish Report. Atualmente, assina a coluna Satélite, publicada de terça-feira a domingo no CORREIO*, mas continua dedicado à produção de reportagens baseadas na investigação jornalística.

 

1º Encontro Regional de Jornalismo Investigativo

Local: Teatro ISBA (Av. Oceânica, 2717 – Ondina – Salvador )
Data: 8 de agosto de 2013
Horário: 19h30
Palestrantes: Angelina Nunes, Biaggio Talento, Jairo Costa Júnior e Marcelo Moreira
Inscrição gratuita: http://bit.ly/1cs9szy

Assinatura Abraji