• 14.11
  • 2007
  • 15:55
  • -

Abraji promove curso sobre conflitos armados

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) promoverá entre os dias 20 e 23 de novembro o curso "Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência”, organizado com o apoio do Centro Internacional da Cruz Vermelha (CICV) no Brasil e da Oboré.

O curso será de 20 a 23 de novembro, das 9h às 12h, na sede da Oboré, em São Paulo (Rua Rego Freitas, 454 - 8º andar). Todos os principais veículos de comunicação do eixo Rio-São Paulo foram convidados, pela Abraji, a participar. Dez jornalistas do grupo Estado, sete do grupo Folha e um do Diário de São Paulo estão inscritos. O curso tem a intenção de contribuir para a melhoria contínua da qualidade da cobertura jornalística sobre temas ligados aos conflitos armados internos e internacionais, e sobre outras situações de violência.

Segue abaixo a programação:

Terça (20/11) - Gabriel Valladares, jurista, consultor jurídico do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Paraguai. Ele falará das normas internacionais aplicáveis em situações de conflito armado internacional, conflito armado interno e em outras situações de violências, apresentando balizadores jurídicos úteis para observação e a interpretação de fatos ocorridos nestas situações.

Quarta (21/11) – André Luiz Rabello Vianna, coronel da reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Ele entrou para a polícia em 1977 e foi para a reserva em 2007. É bacharel em Direito e pós-graduado em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FADUSP). Vianna foi instrutor convidado do Instituto Inter-Americano de Direitos Humanos, na Costa Rica, e consultor do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para seus programas com forças policiais do Brasil e de outros países da América Latina.

Quinta (22/11) – Silvia Ramos, pesquisadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec) da Universidade Cândido Mendes. É autora de duas pesquisas sobre a cobertura da violência em jornais do Rio, de São Paulo e Belo Horizonte e do livro recém editado "Mídia e Violência - Novas tendências na cobertura de criminalidade e segurança no Brasil".

Sexta (23/11) – Coronel Afonso Henrique Pedrosa, chefe da seção de imprensa da Missão de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti no penúltimo contingente que esteve lá. Graduado em História, pós-graduado em História Militar, foi instrutor de Estratégia da Escola de Comando do Estado Maior do Exército, instrutor-Chefe do Curso de Formação de Oficiais do Instituto Militar de Engenharia e comandante do 12º grupo de Artilharia de Campanha de Jundiaí (SP).

Assinatura Abraji