• 17.02
  • 2012
  • 08:30
  • -

Abraji prepara encontro mundial de jornalismo investigativo em 2013, no Rio de Janeiro

Em 2013, o Brasil será sede de uma das maiores conferências sobre jornalismo investigativo do mundo: o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido anualmente pela Abraji, agregará também a Global Investigative Journalism Conference (GIJC).

De 12 a 15 de outubro do ano que vem, alguns dos mais renomados e competentes profissionais da área estarão na PUC do Rio de Janeiro para trocar experiências em painéis e workshops sobre temas prementes do jornalismo mundial. Em 2011, o evento global reuniu repórteres e editores de mais de dez países em Kiev, na Ucrânia.

Será a primeira edição da GIJC fora da Europa. A Abraji foi escolhida como correalizadora do evento por sua experiência bem-sucedida na organização do maior encontro de jornalismo do Brasil, que em 2013 chegará à sua 8ª edição.

O mais recente Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, ocorrido em julho de 2011, reuniu mais de 800 participantes de diversas regiões do Brasil e de outros países. Foram 125 palestrantes e moderadores, que se distribuíram em 69 cursos e painéis sobre jornalismo online, técnicas de reportagem, cobertura esportiva, cobertura internacional e medidas de proteção para jornalistas.

Em 2012, a Abraji realizará o 7º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. O evento acontece em São Paulo, no campus Vila Olímpia da universidade Anhembi Morumbi, de 12 a 14 de julho. As inscrições serão abertas em março, e poderão ser feitas pela internet.

 

 


 

Repercussão na mídia

Brasil sediará principal congresso de jornalismo investigativo do mundo em 2013 (Portal Imprensa, 15.fev.2012)

Rio será a sede do maior congresso mundial de jornalismo investigativo (Folha de S.Paulo, 17.fev.2012)

Assinatura Abraji