- 17.10
- 2012
- 07:15
- -
Abraji pede investigação sobre desaparecimento de jornalista no PR
Publicado em 16 de outubro de 2012, pela Folha de S.Paulo.
A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) manifestou nesta terça-feira (16) preocupação com o desaparecimento do jornalista Anderson Leandro da Silva, 38.
O desaparecimento de Silva, que trabalha em Curitiba, completou seis dias hoje. Para família, ele pode estar desaparecido por causa do seu trabalho.
"Há fortes indícios de que seja mais um grave atentado contra o jornalismo, com as características clássicas de vingança motivada pela atividade jornalística. É urgente a apuração dos fatos pelas autoridades", afirma a Abraji.
Silva trabalha na cobertura de movimentos sociais e tem um grande acervo de cenas de conflitos.
Em 2008, ele registrou um policial atirando nele uma bala de borracha durante uma desocupação de terra. A imagem resultou no afastamento de policiais militares.
A Polícia Civil e o Ministério Público do Paraná estão investigando o caso.
No 10 de outubro, o jornalista saiu de sua produtora Quem TV com destino a cidade de Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba, e não apareceu mais. No dia seguinte, a família registrou o desaparecimento.
O Sindicato dos Jornalistas do Paraná também pediu atenção ao caso. "O caso Anderson Leandro da Silva não pode ser esquecido."