Abraji participa de conferência internacional de jornalismo investigativo
  • 12.09
  • 2023
  • 12:00
  • Abraji

Formação

Abraji participa de conferência internacional de jornalismo investigativo

De 19 a 22.set.2023, em Gotemburgo, na Suécia, acontece a Conferência Global de Jornalismo Investigativo (GIJC, na sigla em inglês), que contará com participantes de 144 países. O evento é o maior encontro internacional de jornalistas investigativos do mundo e sua programação é composta por palestras, oficinas e treinamentos diversos sobre ferramentas úteis para o dia a dia da profissão.

Na edição deste ano, o coordenador de projetos da Abraji, Reinaldo Chaves, participará como palestrante para falar sobre a ferramenta Pinpoint e seu uso no mapeamento de dados não estruturados. “A Abraji é a maior curadora do Pinpoint no mundo em número de documentos de interesse público - mais de 300 mil. Queremos mostrar um pouco sobre como a ferramenta pode ajudar no percurso de uma investigação jornalística”, afirmou. A mesa “Using Pinpoint to organize unstructured data” será realizada na manhã do dia 22 e também contará com a presença dos jornalistas Alice de Souza, Coordenadora Regional para o Brasil e África Lusófona do CIJ (Centre for Investigative Journalism), e Eduardo Goulart, editor no Brasil da Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP), que juntos realizam, sob a coordenação de Reinaldo Chaves, os textos de curadoria das coleções da Abraji no Pinpoint.

O diretor da Abraji Luiz Fernando Toledo também participa como palestrante na mesa “RTI Investigations”, que acontece na sexta-feira, 22. O jornalista falará sobre dados e registros públicos para investigações jornalísticas e apresentará a iniciativa DataFixers.org, que coleta dados sobre crimes ambientais no Brasil. José Roberto de Toledo, ex-presidente e conselheiro da Abraji, participa da mesa "Producing the Investigative Podcast", na qual falará sobre o podcast Foro de Teresina e como abordar uma pauta, lançar o programa e técnicas para entrevistar para áudio. Também estará presente o conselheiro e ex-presidente da organização Fernando Rodrigues, membro do conselho do Global Investigative Jornalism Network (GIJN). Também estarão presentes o ex-presidente da Abraji Daniel Bramatti, a diretora da organização Cecília Olliveira, e a assessora jurídica da entidade, Letícia Kleim.

O evento é idealizado pelo GIJN desde 2001, quando foi realizada sua primeira edição em Copenhague, na Dinamarca. Em 2013, a conferência aconteceu no Rio de Janeiro, a primeira cidade do hemisfério Sul a receber o evento. As sessões deste ano não terão transmissão on-line, mas algumas gravações das mesas mais populares serão disponibilizadas no canal do YouTube da organização após a conferência e poderão ser acessadas livremente.


Crédito da imagem: Nick Jaussi

Assinatura Abraji