• 13.07
  • 2006
  • 10:00
  • Rebeca

Abraji oferece curso 'Cobertura Investigativa da Administraçao Pública'

A Associaçao Brasileira de Jornalismo Investigativo e o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas estao oferecendo uma nova ediçao do curso on-line "Cobertura Investigativa da Administraçao Pública". As inscriçoes para o processo seletivo estao abertas e serao encerradas no dia 28 de julho.

Com duraçao de quatro semanas, o curso terá início no dia 7 de agosto e terminará no dia 1o de Setembro. O jornalista Evandro Spinelli, especializado em cobertura política e de administraçao pública, será o instrutor. Esta é a segunda vez que Spinelli leciona este curso. O anterior, realizado em agosto de 2005, recebeu uma excelente avaliaçao dos participantes, o que motivou a Abraji e o Knight Center a repetir a iniciativa.


As aulas serao conduzidas inteiramente pela Internet, usando recursos multimídias, com vídeos e textos, para ajudar nas discussoes e exercícios. Os participantes podem acessar o conteúdo do curso no horário que lhes for conveniente, mas serao responsáveis por observar as datas limites dos exercícios e materiais em todas as semanas.

Entre os temas tratados pelo curso estao:

- Técnicas de investigaçao jornalística
- Acesso a informaçao pública
- Origem de verbas públicas e aplicaçao de recursos
- Leis que regem a gestao pública, licitaçoes e contratos
- Fontes na administraçao pública
- Câmara Municipal
- Doaçoes de campanhas, promessas
- Bancos de dados

Os participantes do curso Cobertura Investigativa da Administraçao Pública deverao ter no mínimo tres anos de experiencia em jornalismo, além de possuir conhecimentos básicos de computador, Internet e e-mail. Será dada preferencia para jornalistas que possam aplicar imediatamente o conhecimento obtido no curso.

O curso tem 25 vagas. Custa R$ 75,00 para nao-sócios da Abraji e R$ 50 para associados, e deve ser pago para a Abraji. Os jornalistas que participarem e concluírem o curso com sucesso receberao um certificado da Abraji e do Centro Knight.

Para se inscrever no processo seletivo, que deve ser feito até o final do dia 28 de julho, basta utilizar este link http://knightcenter.utexas.edu/app/portapp.php e seguir as instruçoes.

Evandro Spinelli trabalha atualmente como coordenador editorial da rede de jornais Bom Dia, com atuaçao em quatro cidades do interior do Estado de Sao Paulo. O jornalista participou da cobertura da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e foi o principal repórter da Folha de S.Paulo na cobertura da campanha e da administraçao do ex-ministro da Fazenda, Antônio Palocci Filho, a frente da Prefeitura de Ribeirao Preto.

A Associaçao Brasileira de Jornalismo Investigativo foi criada em 2002, com a assistencia do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiencias, informaçoes e dicas sobre reportagem e técnicas de investigaçao jornalística.

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas foi criado em agosto de 2002 pelo professor Rosental Calmon Alves, da Faculdade de Jornalismo da Universidade do Texas em Austin, graças a uma doaçao generosa da Fundaçao John S. e James L. Knight. O objetivo principal do centro é ajudar jornalistas nas Américas a desenvolver programas de treinamento auto-sustentáveis para melhorar a qualidade ética e profissional do jornalismo nas Américas.

Para mais informaçoes sobre o curso, entre em contato com Tatiane dos Santos pelo e-mail [email protected]
Assinatura Abraji