- 03.01
- 2025
- 06:19
- Laysa Vitória
Formação
Acesso à Informação
Abraji oferece conteúdos gratuitos para capacitação de jornalistas
Uma das missões da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) é a formação e aperfeiçoamento profissional dos jornalistas, além do aprofundamento no uso de ferramentas na área do jornalismo investigativo. Por isso, a associação oferece todos os anos diversos cursos, lives e conteúdos gratuitos para complementar o aprendizado de estudantes e profissionais da imprensa.
Jornalismo Sem Trégua: lives e podcast
O "Jornalismo Sem Trégua" é uma iniciativa do Programa Tim Lopes, uma resposta da Abraji à violência contra jornalistas, que, a partir de 2020, passou a produzir lives e lançou um podcast. Só em 2024, Angelina Nunes, coordenadora do programa, entrevistou ao vivo, no Instagram, dez jornalistas sobre temas como: narrativas jornalísticas para pessoas trans, com Caê Vatiero; combate à desinformação, com Sérgio Ludtke; e saúde mental dos jornalistas, com Regina Eleutério. Todas as entrevistas estão disponíveis no Instagram da Abraji.
Em outubro, o “Jornalismo Sem Trégua” realizou o Webinar "Narrativas de Resistência: Coberturas Jornalísticas com Recorte Racial", que contou os bastidores da cobertura olímpica realizada pela Alma Preta em parceria com DiversaCom. Foi a primeira vez que uma mídia independente de comunicação negra obteve credenciamento oficial do Comitê Olímpico Internacional (COI).
No podcast, foi lançada a série “No Rastro da Notícia”. Com seis episódios, o programa discute jornalismo investigativo, a experiência de correspondentes, sustentabilidade de projetos, combate à desinformação, métodos de apuração, checagem e cuidados com as fontes. A jornalista Daniela Arbex foi uma das convidadas e encerrou a temporada comentando sobre jornalismo literário e revelando bastidores de suas obras mais marcantes.
Documentários
Compartilhando histórias e promovendo reflexões sobre o jornalismo, os documentários sobre os jornalistas homenageados no Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji ajudam profissionais a se inspirarem e conhecerem os bastidores da vida e profissão de grandes nomes do jornalismo. Fabiana Moraes, Elvira Lobato, Angelina Nunes, Marcelo Beraba, Elio Gaspari, Míriam Leitão, Elaíze Farias e Kátia Brasil são alguns dos jornalistas que tiveram suas histórias contada; e elas podem ser acessadas aqui.
Além dos documentários sobre os homenageados do congresso, a Abraji produziu, em 2022, um filme comemorativo pelos 20 anos da organização. No ano seguinte, lançou uma obra sobre o legado do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, assassinados em 2022 no Vale do Javari. Neste ano, em parceria com a Fundação para a Liberdade de Imprensa (FLIP), apresentou o documentário "Guardiões da Amazônia: o eco do jornalismo no território", que retrata os desafios enfrentados pelos jornalistas na região amazônica.
Cursos gratuitos
A Abraji tem uma central de cursos, e quem já tem uma inscrição na plataforma pode acessar a formação “Jornalismo investigativo: da hipótese à construção da narrativa”. O curso tem 16 aulas, ministradas por professores de universidades americanas e brasileiras, e expoentes do jornalismo no Brasil e nos Estados Unidos. No Youtube da organização também é possível acessar alguns cursos, como “Segurança para jornalistas”, que, ao longo de cinco módulos ,tratou sobre planejamento de cobertura, vigilância, primeiros socorros e gerenciamento de conflitos.
A cada ano, a Abraji busca ampliar seus cursos gratuitos voltados para jornalistas e comunicadores. Para acompanhar os novos treinamentos, lives e conteúdos basta acompanhar a associação nas redes sociais ou assinar a newsletter, que traz diversas oportunidades e dicas para profissionais da imprensa e estudantes de jornalismo.
*Crédito da imagem: Unsplash