• 23.01
  • 2014
  • 14:04
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Abraji lança versão traduzida e ampliada do Manual de Jornalismo de Dados na Campus Party

* Atualizado em 27 de janeiro de 2014

A Abraji, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, realiza em 30/1 às 18h15 o lançamento oficial do Manual de Jornalismo de Dados na Campus Party, em São Paulo. O Manual é resultado do esforço colaborativo de tradução do Data Journalism Handbook, publicação da O´Reilly Media e iniciativa do European Journalism Centre e da Open Knowledge Foundation. A tradução para português ficou sob responsabilidade da Abraji e foi coordenada pelo jornalista Tiago Mali, que trabalhou ao longo de 2013 com 26 voluntários para chegar ao resultado final.

A versão em inglês do Data Journalism Handbook é resultado do trabalho de dezenas de pessoas reunidas num workshop de 48 horas no Festival Mozilla de 2011. Desde então, vem sendo atualizado e ampliado com novas contribuições. A edição em português inclui capítulos redigidos por Claudio Weber Abramo, Alberto Cairo, Marcelo Träsel, José Roberto de Toledo e Gustavo Faleiros.

Tiago Mali acredita que a obra vá incentivar o surgimento de novas reportagens com uso de dados no Brasil. “Já temos algumas boas iniciativas de jornalismo de dados no Brasil, mas falta material de referência e reflexões sobre o tema por aqui. Com exemplos de boas práticas mundiais e mostrando o caminho das pedras de novas técnicas, a obra começa a preencher essa lacuna. Ela deve elevar o nível da discussão sobre o tema”, diz Mali, que coordenou a tradução e convidou os autores brasileiros a contribuírem.

Após o lançamento, o Manual de Jornalismo de Dados estará disponível gratuitamente em um site exclusivo.

A Abraji é apoiadora oficial da desconferência StartupMediaBrasil (CMBR), promovida pelo OrbitaLab, um media venture lab que tem por missão estimular o empreendedorismo entre jovens jornalistas e acelerar a inovação na área de Comunicação e Mídia. Serão 2 dias de painéis, 4 de oficinas, um hackathon e uma maratona de negócios de mídia. As atividades serão realizadas de 28 a 31 de janeiro dentro da Campus Party Brasil, no Anhembi, em São Paulo.

"O nosso desafio é levar ao menos 300 estudantes de Comunicação para o nosso palco, para que se conectem com os hackers da Campus Party e comecem a criar projetos com base tecnológica", diz Adriana Garcia, idealizadora do OrbitaLab, que foi seu projeto como Knight fellow na universidade de Stanford, em 2013.

O OrbitaLab dará a todos os participantes do SMBR um certificado de participação: serão 28 horas de atividades, de 28/1 a 31/1. Como o evento acontecerá no Startup&Makers Camp, na Open Campus, a entrada é gratuita. Os estudantes que assim o desejarem podem se inscrever também no hackathon e na maratona. Para esta última atividade, é preciso comprar o ingresso de campuseiro, que custa R$ 300 e dá direito a mentoria do Sebrae na Arena, a parte fechada da Campus.

A Abraji é apoiadora oficial do SMBR e realizará, além do lançamento do Manual de Jornalismo de Dados, um checatão de dados de educação na noite do dia 28/1. 

A Campus Party é o maior evento de cultura digital do Brasil e acontece de 27/1 a 2/2. Espera–se que 160 mil pessoas circulem pelo Anhembi durante esse período.

Alunos interessados em trabalhar como voluntários na cobertura do evento nos dias 30 e 31/1 receberão mentoria do OrbitaLab e um passe livre para acompanhar toda a programação restante (são 7 dias ao todo, com mais de 400 horas de palestras, e os ingressos estão esgotados). Interessados nas áreas de vídeo, produção, texto e social media podem mandar currículo para [email protected] até sexta-feira 24/1.

Assinatura Abraji