Abraji lança segunda temporada do podcast Jornalismo sem trégua
  • 28.05
  • 2021
  • 20:01
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji lança segunda temporada do podcast Jornalismo sem trégua

A Abraji estreia neste sábado (29.mai.2021) a segunda temporada do podcast Jornalismo sem trégua. Esta edição fala sobre o Caso Jefferson Pureza, jornalista assassinado em Edealina, cidade localizada no interior do Goiás. 

A produção da segunda temporada do podcast foi completamente remota, assim como a primeira, que contou o Caso Tim Lopes. Contudo, nesta, além das entrevistas on-line, Angelina Nunes, coordenadora do Programa, também usou áudios gravados na cidade. 

Em 2018, a equipe do Programa Tim Lopes foi à Edealina duas vezes para apurar o crime e seus desdobramentos. Os áudios de entrevistas com advogados, do julgamento e da sentença foram feitos por Angelina, Rafael Oliveira e Natalia Silva, então estagiários do Programa. A segunda temporada também traz a discussão sobre os Desertos de Notícias no Brasil. 

"Na hora que uma voz é calada no que chamamos de Brasil Profundo, o deserto de notícias se amplia no país”, comenta Nunes

Segundo o último Atlas da Notícia, levantamento realizado pelo Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo), em parceria com a Abraji, Intercom e escolas de jornalismo, mais de 60% das cidades brasileiras são consideradas desertos de notícias, ou seja, não têm presença de nenhum veículo jornalístico. 

Neste sábado, a partir da 00h, o primeiro episódio da segunda temporada, estreia no Spotify e em todas as plataformas de streaming de áudio e no Youtube da Abraji.

Primeira temporada | Caso Tim Lopes

A primeira temporada discutiu as mudanças e cuidados na cobertura de segurança pública após o assassinato do jornalista Tim Lopes por traficantes no Rio de Janeiro. A criação da Abraji e o legado que o repórter deixou para o jornalismo investigativo brasileiro também foram temas abordados.

Clique aqui para assistir.
 

Assinatura Abraji