- 16.11
- 2020
- 10:37
- Bruna Lima
Formação
Liberdade de expressão
Acesso à Informação
Abraji lança podcast em homenagem a Tim Lopes
O Programa Tim Lopes, da Abraji, lança neste sábado (21.nov.2020), o podcast Jornalismo sem trégua. A primeira temporada conta em 4 episódios a história de Tim Lopes, do assassinato ao legado deixado pelo jornalista.
A produção do podcast foi completamente remota. Angelina Nunes, coordenadora do Programa Tim Lopes, conta que fazer as entrevistas com quem conheceu ou trabalhou com Tim Lopes pelo Zoom foi o primeiro desafio. “Muitas memórias são dolorosas, porque eles conheciam o Tim e cobriram o caso de perto, assim como eu. Foi um momento de quase catarse”, descreve Angelina.
Em seus quatro episódios, o podcast falará da noite do crime que tirou a vida de Tim Lopes, em junho de 2002, na Favela da Grota, no Rio de Janeiro; dos 109 dias de busca pelo mandante do assassinato, o traficante Elias Maluco; e do julgamento dos acusados. Abordará ainda as mudanças na cobertura jornalística após o assassinato, os protocolos de segurança nas redações e a criação da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo). Sem deixar de lado o mais importante: a história de Tim Lopes, de sua carreira e de seu legado.
Arcanjo Antonino Lopes, o Tim, nasceu na cidade gaúcha de Pelotas, mas foi criado no morro da Mangueira, no Rio de Janeiro. O jornalista e fundador da Abraji, Marcelo Beraba, diz que Tim Lopes levou para as redações a identificação que tinha com suas origens. “Isso ficou. Ele influenciou muita gente: repórteres que trabalhavam com ele, e até os mais velhos, influenciados por esse mergulho que ele dava”, conta Beraba.
O legado de Tim Lopes não se limitou aos colegas de redação. O jornalista foi homenageado no Museu da Notícia, em Washington, e batiza uma avenida na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. Seu filho, o jornalista e roteirista Bruno Quintella, diz que essas homenagens ficam para a posteridade, mas que o verdadeiro legado do pai é sua contribuição ao jornalismo. “Estudantes hoje com 18, 19 anos me procuram para falar sobre meu pai, querem virar jornalistas pela história e trajetória dele”, conta Bruno. “O legado é esse: uma coisa ininterrupta, uma multiplicação do trabalho dele pelas gerações.”
No dia 18.nov.2020, Tim Lopes completaria 70 anos. Em sua homenagem, a live do Programa Tim Lopes traz Bruno Quintella como convidado nesta terça-feira (17.nov.2020), às 21h, no Instagram da Abraji.
Beraba e Quintella são entrevistados do podcast Jornalismo sem trégua. Além deles, participam Sérgio Ramalho, Ana Cláudia Costa, Rosental Alves, Vera Araújo, Mônica Puga, Elenilce Bottari, Che Oliveira, Aziz Filho, Marcelo Soares e Tânia Lopes, a irmã de Tim Lopes.
Jornalismo sem trégua tem roteiro e narração de Angelina Nunes, produção e identidade visual de Bruna Lima. A edição de áudio é da Agência Miragem. Os episódios serão lançados semanalmente nas plataformas Spotify, Apple Podcasts, Youtube, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Overcast, Pocket Casts e Radio Public.
Foto: timlopes.com.br
Atualizada em 21.nov.2020
Clique aqui para assistir:
https://open.spotify.com/show/0oOa7T3IOdnmj19C70dY0f
https://www.youtube.com/watch?v=0FhsECPEH-Q&feature=youtu.be
https://anchor.fm/programa-tim-lopes
https://www.deezer.com/br/show/1997662