- 19.01
- 2021
- 17:14
- Abraji
Formação
Acesso à Informação
Abraji lança nova newsletter voltada para o jornalismo de dados
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o Brasil.IO estão lançando nova newsletter semanal focada em sua mais nova ferramenta: o CruzaGrafos, que permite investigar relações de poder e redes de interesses de forma visual, sem a necessidade de ser especialista em ciência de dados. A primeira edição de "Investigadora" começa a circular nesta quarta-feira, 20.jan.2021.
Com periodicidade semanal, a newsletter vai tratar de casos reais no noticiário que podem ter o CruzaGrafos como ferramenta auxiliar. Usando grandes reportagens como exemplo, os editores vão mostrar onde as informações podem ser encontradas em determinados casos - e claro, essas mesmas técnicas podem depois ser replicadas em outras investigações com outras pessoas e empresas.
Para assinar a newsletter, clique aqui.
“O jornalismo de dados trabalha com linhas, tabelas e números. Ao longo dos anos, essa técnica passou por várias fases e isso acabou afastando aqueles que não tinham familiaridade com as ferramentas. Mas, com motivação, é possível aprender em etapas”, afirma Reinaldo Chaves, coordenador de projetos da Abraji. “O que queremos é ajudar profissionais a extrair informações relevantes para produzir investigações robustas, que melhoram a transparência pública e, por conseguinte, a democracia”, conclui.
A nova newsletter se soma às ações já tomadas pelo projeto desde que a plataforma entrou no ar, em outubro de 2020. Além de ter ampliado a base de dados da ferramenta, que agora possui mais de 70 milhões de informações públicas de empresas e candidatos a cargos públicos, a equipe do CruzaGrafos vai promover cursos nas redações, nas universidades e montar oficinas para freelancers por meio de um programa de treinamento.
A parceria da Abraji com o Brasil.IO permitiu que especialistas trouxessem para a Abraji metodologias mais ousadas. Depoimento de usuários do projeto também vão ajudar profissionais a visualizar a melhor forma de usar a plataforma, desenvolvida com apoio da Google News Initiative.
O uso de newsletters para divulgação de atividades de organizações, veículos e outras iniciativas vem sendo uma estratégia de sucesso para sistematizar informações dispersas que passam por uma curadoria de especialistas.
“Newsletters, antes vistas como algo defasado e fora de moda, estão oferecendo uma oportunidade valiosa para veículos que querem construir relações diretas com seu público. Enviá-las por email ajuda a construir hábitos e ganhar fidelidade”, escreveu Nic Newman, pesquisador sênior do Reuters Institute for the Study of Journalism.
Com a “Investigadora”, a Abraji passa a produzir três newsletters. A primeira, enviada às segundas-feiras, compila os conteúdos publicados no site durante a semana e divulga recomendações de textos de reflexão sobre a mídia e a prática do jornalismo. Também compartilha concursos, oportunidades de bolsas e novas iniciativas jornalísticas - inclusive novas newsletters. A outra, quinzenal ou mensal, é dirigida apenas aos associados e associados e foca na prestação de contas da associação, com suas ações e projetos.